Balbina Mendes pinta o Douro

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 16:26


Pintar a região duriense, desde Sória (Espanha), a cidade mais próxima da nascente do rio, até à foz do Porto, é um trabalho que a pintora trasmontana Balbina Mendes tem em mãos.

A ideia é ambiciosa e nasceu há cerca de cinco anos. “As coisas têm vindo a acontecer de forma evolutiva já que se trata de 50 quadros que vão mostrar toda a paisagem daquela região, passando pela fauna e por algumas vivências das suas gentes”, salienta a artista plástica, que tem em curso aquele que é um dos maiores projectos da sua carreira.
Segundo Balbina Mendes, este trabalho já está em fase de consolidação e nele já estão depositadas muitas expectativas.

Riqueza do Douro
em exposição

As imagens passadas para a tela foram captadas em vários momentos de investigação, desde da exploração da paisagem, passando pela fotografia aérea e por viagens de barco ao longo do rio Douro.
A apresentação desta colecção está agendada para o próximo dia 10 de Janeiro do próximo ano, em Sória. Esta exposição vai, também, percorrer localidades como Aranda do Duero, Zamora, Salamanca, Valladolid, Miranda do Douro, Vila Nova de Gaia, passando, igualmente, pelas principais cidades ao longo da zona ribeirinha do Douro e vai terminar na cidade do Porto, em Dezembro de 2007.
Este projecto vai, ainda, ser apresentado em livro e os quadros vão ser acompanhados por textos literários de vários autores ibéricos.
O objectivo fundamental desta obra “ é fazer com que as populações comecem a olhar para o rio Douro como um património da Humanidade, que precisa de ser preservado não só pelos portugueses mas também pelos espanhóis”, concluiu Balbina Mendes.