Bragança foi ponto de encontro para mais de 200 “viajeros”

PUB.

Seg, 22/05/2023 - 10:10


A cidade brigantina recebeu o XVII Encuentro Grandes Viajeros. A iniciativa realizou-se pela primeira vez em Portugal e fez os participantes viajar pelo mundo através da partilha de histórias, fotografias de vídeos.

Quem nunca sonhou percorrer o mundo, fazer grandes viagens? Sozinho ou acompanhado? Isso depende cada de pessoa, mas o espírito é de aventura e neste caso em concreto há uma grande paixão por motos. É neste quadro que se encaixam os mais de 200 mototuristas portugueses e espanhóis que participaram no XVII Encuentro Grandes Viajeros que pela primeira vez se realizou em Portugal.

A cidade escolhida para receber o evento foi Bragança. De sexta-feira, 19 de Maio, a domingo, dia 21, os participantes realizaram uma autêntica viagem pelo mundo, sem sair do local, com a partilha de histórias, fotografias e vídeos de grandes viagens de moto.

Foram muitas as histórias de viagens contadas em duas rodas. Gracinda Ramos, por exemplo, é de Penafiel e já visitou 48 países. Desde os 13 anos que conduz motos. Ao volante de uma Vespa 50 percorreu Portugal e Espanha. Mais tarde, trocou de moto e começou a fazer longas viagens. Gracinda gosta de percorrer Portugal ao fim-de-semana, nas férias da Páscoa ruma a Espanha e em Agosto parte para um grande viagem, sempre sozinha. A maior foi à Rússia. Foram 20 mil quilómetros em 34 dias. “O país de que eu gosto mais é a Suíça, mas todos têm os seus encantos. Gosto muito do Reino Unido, adoro a Roménia e que voltar à Rússia. Fui à Rússia na altura que havia guerra na Crimeia. Na altura, eu tive alguma dificuldade em conseguir o visto. Fui em 2015 e foi uma das viagens mais extensas que fiz”.

O Encuentro Grandes Viajeros chegou a Portugal através do brigantino Rui Madeira. Para o empresário o “saldo da iniciativa é muito positivo”. “Os espanhóis compareceram em força. Os portugueses são, sobretudo, de Lisboa, Porto e Braga”, acrescentou.

Os participantes despediram-se no domingo de Bragança mas ficou a promessa de regressarem dentro de cinco anos, em 2028, como assegurou Jaime Núñez, da organização. “Foi a primeira vez que o evento veio para Portugal e para Bragança e não será a última. Em cada cinco anos, em Espanha, voltamos a uma localidade que já recebeu a iniciativa e também aqui queremos fazer o mesmo”.

O Encuentro Grandes Viajeros realizou-se pela primeira vez em 2005, em Ávila, Espanha, com apenas 15 participantes. Desde então, a iniciativa realiza-se anualmente, com cerca de 200 mototuristas, e já passou por dezenas de países.

 

Jornalista: 
Susana Madureira