Ter, 25/10/2005 - 15:14
A autoria pertence a Júlio Carvalho, que dá vida às personagens desenhadas por José Rodrigues (da Fonte).
Ao todo são 17 páginas duma história aliciante, em que um caçador veterano parte para uma batida na companhia do filho. Ao longo do caminho, o “Ti Lavouras”, assim se chama a personagem, vai explicando porque é que a maioria dos caçadores e pescadores são amigos do ambiente. Este é, de resto, um dos objectivos da publicação, que visa cativar os mais novos para estes desportos.
A banda desenhada contou com a edição de 3 mil exemplares, tendo sido distribuído às 1.500 crianças das escolas que passaram pelo certame.
Além do público mais jovem, a publicação também se dirige aos caçadores e pescadores adultos, pois contém conselhos e ensinamentos para proteger a natureza.
Por outro lado, a banda desenhada quer sensibilizar os lavradores para evitarem os químicos e apostarem na agricultura biológica.
Quanto à pesca, a publicação incentiva os amantes deste desporto a devolverem os peixes pequenos aos rios, para que cresçam e se reproduzam.
O mesmo acontece com a preservação das espécies em vias de extinção e com os caçadores furtivos, que são altamente visados numa parte da história de Júlio Carvalho.
A edição é da Câmara Municipal de Bragança e também conta com a colaboração do seu vice-presidente, Rui Caseiro.