Casa de Trás-os-Montes comemora centenário

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:34


A nova sede da instituição pode ser lançada em Setembro deste ano

A construção da nova sede da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) marcou o arranque das comemorações do aniversário da instituição.
As futuras instalações vão nascer em Belém, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). A direcção da Casa Regional espera lançar a primeira pedra do projecto ainda durante este ano, para vincular da melhor forma os cem anos de existência.
Durante a cerimónia de abertura das comemorações do centenário da CTMAD, o presidente da CML, Carmona Rodrigues, confirmou a intenção da autarquia em dar continuidade aos projectos já desenvolvidos. No entanto, o autarca salvaguardou o facto de alguns pontos da cedência ainda dependerem da aprovação em Assembleia Municipal.
Contudo, o edil mostrou-se confiante na resolução rápida da situação e prometeu novidades para breve. “Vou tentar cumprir o desafio lançado pelo presidente da direcção da Casa de Trás-os-Montes, Nuno Aires, para o lançamento da primeira pedra a 23 de Setembro deste ano”, respondeu o autarca.

Câmara apoia nova sede

O vereador do Pelouro das Colectividades, António Prôa, acompanhou Carmona Rodrigues, recordou as suas origens transmontanas e aproveitou a ocasião para se associar na CTMAD.
Recorde-se que as actuais instalações da instituição, situadas no Campo pequeno, tornaram-se demasiado pequenas para poder desenvolver as suas actividades.
Este novo projecto contempla a construção de um auditório, um restaurante, uma sala polivalente, uma sala de música e ginástica. O edifício vai contar, ainda, com uma sala de reuniões, biblioteca, parque de estacionamento, gabinetes de representação de empresários e cooperativas da região, entre outros equipamentos.

Divulgação de saberes
e sabores

No âmbito das comemorações do primeiro centenário da CTMAD destaca-se a festa anual do folar, que decorreu anteontem, em Lisboa. A iniciativa foi abrilhantada por grupos tradicionais transmontanos, nomeadamente Galandum Galundaina, Tia Alice de Maranus e banda de S. Mamede de Ribatua.
Os festejos vão continuar com a primeira romagem a Trás-os-Montes e Alto Douro, em Maio, onde se inclui uma visita à Régua, subida do rio Douro até S. João da Pesqueira, Senancelhe, Alfândega da Fé, Caves de Santa Marta de Penaguião e Senhora da Lapa.
Em Julho realiza-se a segunda romagem, com visitas a Vila Real, Vidago (parque e termas) e Chaves (monumentos históricos).
As comemorações vão terminar em Setembro e contam com uma exposição e venda livre dos mais variados artefactos de Trás-os-Montes, nomeadamente livros, pinturas, artesanato e produtos gastronómicos. A festa vai ser encerrada com uma missa solene celebrada por padres transmontano-durienses e acompanhada pelo coro Stella Vittae e gaitas de foles de Miranda do Douro. Seguir-se-á um almoço ao ar livre com comida confeccionada à moda de Trás-os-Montes e do Alto Douro.

Teresa Batista