CDU quer reforçar oposição em Vinhais

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:11


Reforçar a participação da CDU na Assembleia Municipal de Vinhais e "levar a voz" da Coligação ao Executivo Camarário. Estes são os principais objectivos da Coligação Democrática Unitária, que apresentou os candidatos às próximas eleições autárquicas no passado dia 19, no Centro Cultural de Espinhoso.

O local não foi escolhido ao acaso. É que o candidato à presidência da Câmara Municipal de Vinhais (CMV) é natural desta aldeia do concelho, que pertence à freguesia de Candedo. Trata-se de Manuel Rodrigues, um empresário residente em Chaves que é, pela segunda vez, o cabeça-de-lista da CDU à autarquia vinhaense.
A Coligação apresentou, também, a lista à Assembleia Municipal de Vinhais, cujo número um é Manuel Dinis Lousada, um técnico de apoio fabril, que foi eleito nas últimas eleições autárquicas.
A CDU tem, agora, como finalidade eleger um vereador. Deste modo, "o concelho de Vinhais terá mais garantias e o melhor seguro de vida face ao futuro do concelho, porque será um vereador que dará combate às políticas miserabilistas que até agora têm dominado o Executivo", garantiu Manuel Rodrigues.

Saúde móvel

A saúde é uma das principais preocupações do candidato, que promete lutar para que o Centro de Saúde de Vinhais possa vir a dispor de internamentos e Urgências 24 horas por dia.
Para o cabeça-de-lista, as principais carências do concelho vivem-se ao nível da prestação de cuidados de saúde, nomeadamente junto da população idosa. Tal como há quatro anos, Manuel Rodrigues propõe, de novo, a criação de uma Unidade Móvel de Saúde que percorra o concelho, "pois aí moram pessoas que necessitam de apoio, carinho e solidariedade".
A atenção da CDU vai centrar-se, também, na zona histórica da vila que, considera, "tem estado ao completo abandono". Segundo o candidato à autarquia, "a casa da vila, comprada pelo Instituto de Conservação da Natureza para sede do pelo Parque Natural de Montesinho, foi saqueada e agora está destruída e entaipada com tijolos". Por estes motivos, Manuel Rodrigues considera que é urgente a implementação de um plano de requalificação para a zona histórica.
Quanto ao programa comunitário "Rota da Terra Fria", o cabeça-de-lista diz que "o essencial está por fazer" e dá como exemplos o Parque Biológico, o Centro de Interpretação Ambiental, a Casa do Careto em Vila Boa e os postos de turismo de Sobreiró de Cima e da Moimenta. Este último já está concluído, mas ainda não funciona.