Clubes entram em discórdia e aguardam por decisão da FPF

PUB.

Ter, 07/04/2020 - 14:33


A Federação tem manifestado a intenção de ver concluída a época no Campeonato de Portugal.

Os clubes do Campeonato de Portugal aguardam por uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol em relação ao futuro da competição.

Segundo apurámos a FPF já manifestou a intenção de ver concluída a temporada com o apuramento de campeões, subidas e descidas assim que houver condições e atendendo à evolução da pandemia da Covid-19.

Entretanto, à FPF chegou uma proposta de um grupo de clubes que prevê a reformulação dos quadros competitivos desde a 1ª Liga até aos campeonatos distritais.

Segundo o documento ao qual o Nordeste teve acesso, a proposta aponta para o alargamento da 1ª Liga para 20 clubes já na próxima época, em que ninguém descia e subiam os clubes que estavam nessa posição aquando da paragem.

Quanto à 2ª Liga, também sem descidas, contaria com oito subidas do Campeonato de Portugal, os dois primeiros classificados de cada série no momento da interrupção, e com todas as equipas B, passando a contar a partir de 2020/2021 com a participação de 28 clubes, divididos por duas séries de 14.

O Campeonato de Portugal seria disputado em duas séries de 12 e uma prova inter-associações com 56 equipas em quatro séries de 14.

A proposta gera discórdia. Armando Santos, técnico do S.C. Mirandela, por exemplo, considera que é um modelo “que apenas beneficia as equipas que estão na luta pela subida”. No entanto, o técnico dos alvinegros defende “a organização de um play-off de apuramento de campeão se estiverem reunidas condições para tal”.

Quanto a André David, técnico do GD Bragança, é taxativo e defende “a anulação do campeonato”. Para o treinador a solução apresentada, que aponta para uma restruturação dos campeonatos e a divisão do Campeonato de Portugal em duas provas, não vai ser aprovada, mas deixa a dica para a revisão das competições. “Eu acho que devia ser criada uma liga de norte a sul do país, mais competitiva, entre as melhores equipas. Seria até um estágio de maturação de alguns jogadores para chegar à 2ª Liga”.

Os clubes do Campeonato de Portugal aguardam por uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol em relação ao futuro da competição e acreditam que será anunciada nos próximos dias.

 

 

 

Jornalista: 
SM