Crianças defendem o ambiente

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:04


Os alunos do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, em Bragança, saíram à rua, na passada quarta-feira, para sensibilizar a população a zelar por um ambiente mais limpo.

Esta campanha foi desenvolvida no âmbito do projecto Agenda 21 escolar, que foi trabalhado ao longo do ano pelos alunos das escolas daquele agrupamento, em parceria com a Câmara Municipal de Bragança (CMB).
Durante a acção de sensibilização as crianças abordavam os adultos que passavam na rua, a quem distribuíam panfletos com mensagens de alerta para os problemas ambientais e o que cada um pode fazer para melhorar esta situação.
O projecto da Agenda 21 escolar chegou ao fim com esta campanha de rua levada a cabo pelos mais pequenos, que abordaram os bragançanos em diferentes pontos da cidade.
Na óptica Maria da Luz Afonso, membro do Concelho Executivo do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, este foi um projecto muito importante para sensibilizar as pessoas a pouparem os recursos naturais, que são cada vez mais escassos, e a reciclarem os materiais usados.
“Durante o ano fizemos várias acções, desde conferências, exposições e até encenações, com vista a alertar os alunos, os professores, os funcionários e os encarregados de educação, para os problemas do ambiente”, salienta a docente.
As pessoas tiveram uma reacção positiva face à abordagem dos mais pequenos e muitas delas prometeram ter mais cuidado para não poluírem o ambiente.
O vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, recorda que este projecto escolar se insere no projecto Agenda 21 local, que vai estar concluído até ao final do ano.
“Estamos a trabalhar em conjunto com mais 19 municípios (nove portugueses e sete espanhóis). No final deste ano vai surgir uma série de acções com vista à sustentabilidade do nosso espaço que, posteriormente, vão ser tidas em conta nas decisões políticas”, concluiu o autarca.