À descoberta da natureza

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:02


O Centro de Interpretação da Natureza da Azimute- Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente acolheu, na passada sexta-feira, os alunos da Obra Kolping de Bragança.

Durante duas horas, 31 crianças portadoras de deficiência exercitaram os diferentes sentidos ao tentarem descobrir a magia da natureza.
Caça ao tesouro, jogos no computador e ateliers de pintura e desenho ao ar livre foram as “aventuras” que preencheram a manhã dos mais pequenos.
O principal objectivo destas actividades era sensibilizar os jovens a descobrirem as espécies animais e vegetais que habitam na natureza através do cheiro, da visão e do tacto.
Os jogos de computador fascinaram os mais pequenos que se deliciaram a “descobrir os animais do Nordeste Transmontano”, através do jogo da floresta e de jogos sobre a água.
Para além dos jogos, as crianças também conheceram a pelagem de alguns animais, através do tacto.
A importância da reciclagem dos materiais usados também foi uma das temáticas desta visita. Através de jogos, os mais pequenos foram sensibilizados a separar o lixo, que pode ser transformado em novos materiais.
A visita dos alunos da Obra Kolping terminou com a transposição para a tela da beleza da paisagem que os rodeava.

Jovens vigiam floresta

A área florestal da freguesia de Gondesende, no concelho de Bragança, está a ser vigiada por um grupo de oito jovens, desde a passada sexta-feira.
Este projecto, organizado pela Azimute insere-se no programa “Voluntariado Jovem para as florestas” do Instituto Português da Juventude (IPJ).
Para já, os voluntários estão a fazer, apenas, vigilância em três postos fixos, uma vez que o número de jovens inscritos é insuficiente, para se realizar um trabalho com maior mobilidade.
Estes participantes, naturais de Bragança, têm cerca de 20 anos e, neste momento, têm nas mãos a missão de dar o alerta, quando detectarem sinais de fogo nas redondezas.
Segundo o presidente da Azimute, João Cameira, este mês houve poucas inscrições porque coincide com o período de exames escolares.
“Para o mês de Agosto já temos 30 inscrições, entre as quais se encontram jovens de Lisboa e Coimbra”, acrescentou João Cameira.
No próximo mês vão arrancar as brigadas móveis e os voluntários vão começar a limpar a freguesia de Gondesende, nomeadamente o perímetro habitacional e os caminhos que percorrem a área florestal.