Estação de Salsas recuperada

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 15:18


A Junta de Freguesia de Salsas (JFS) vai homenagear Abílio Beça, no próximo dia 15 de Agosto, perpetuando a memória daquele que foi o principal obreiro do caminho-de-ferro entre Mirandela e Bragança.

O presidente da JFS, Filipe Caldas, explica o significado da homenagem. “O povo de Salsas está grato a Abílio Beça pelo facto do comboio ter passado em Salsas e ter contribuído para o seu desenvolvimento”, alega o autarca.
A cerimónia ficará marcada pelo descerramento duma lápide, da autoria de Luís Canotilho, que será colocada na antiga estação de Salsas, agora totalmente restaurada.
Recorde-se que a JFS, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, investiu cerca de 60 mil euros para salvar o património ferroviário. As obras foram levadas a cabo por administração directa, sendo de destacar as intervenções levadas a cabo no antigo depósito de água, casas de banho e edifício da estação. O espaço envolvente foi dotado de sistema de iluminação e bancos para servir a população.
Agora que as obras chegaram ao fim, a Junta de Freguesia quer criar a Casa do Mascarado no antigo edifício da estação, dado que o Grupo de Caretos é um dos “embaixadores” de Salsas.
Para dar o pontapé de saída, no local já foram colocados um fato e uma máscara típicos da freguesia. “Penso que, na continuidade do Museu da Máscara que a Câmara Municipal vai criar em Bragança, podemos ter este espaço para divulgar as nossas tradições”, defende o presidente da JFS, Filipe Caldas.

Lar prestes a arrancar

No mesmo imóvel, a autarquia criou uma pequena unidade de alojamento, composta por um quarto e uma casa de banho, que está prestes a entrar em funcionamento. “Há alturas do ano, nomeadamente na época de caça, em que temos procura em termos de alojamento”, explica o autarca.
Às obras de requalificação levadas a cabo, juntar-se-á o Lar de Terceira Idade, que ficará na parte norte da estação de Salsas.
O equipamento vai reforçar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Dia de Salsas, que apoia 74 idosos das quatro aldeias da freguesia, bem como das localidades vizinhas de Serapicos, Fermentãos e respectivas anexas.
Segundo Filipe Caldas, o projecto do Lar de Terceira Idade está pronto, pelo que a abertura de concurso público da empreitada poderá acontecer no final deste mês ou em Agosto.
O edifício, composto por uma área de 1360 metros quadrados divididos por dois pisos, contará com 16 quartos, onde serão alojados 27 idosos em regime de internamento e Centro de Noite.
A abertura do lar vai aumentar a capacidade da freguesia em termos de resposta social. “Há casos de pessoas acamadas, às quais não podemos dar apoio, a não ser através do Apoio Domiciliário, que funciona a partir do Centro de Dia”, recorda Filipe Caldas.