Ter, 25/10/2005 - 14:53
José Caldeira Santos, eleito pelo PS, tomou posse numa cerimónia concorrida e participada por um número significativo de munícipes, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.
O autarca sucede a Edgar Gata, o social-democrata que, durante oito anos, comandou os destinos daquele concelho do Douro Superior. O município de Freixo de Espada à Cinta foi, aliás, o único do distrito de Bragança a mudar de cor política, fazendo com que o PS passasse a dirigir mais uma autarquia.
Durante os discursos da tomada de posse, o novo presidente salientou que tem “uma visão clara do concelho e de todas as suas componentes”, nomeadamente no campo da agricultura. Segundo José Santos, a Câmara tem de ter consciência que o sector primário deve ser encarado como uma prioridade.
A água também preocupa o novo elenco camarário, já que o ano em curso foi particularmente seco. Por este motivo, é importante “criar uma ponte de abastecimento com o recurso à construção de barragens e açudes”.
Coopafreixo em ruptura
No sector cooperativo, o recém-empossado autarca fez questão de salientar a polémica da Coopafreixo - Cooperativa dos Olivicultores de Freixo de Espada à Cinta. José Santos considera que “esta cooperativa é muito válida na sua concepção ou génese, mas foi adulterada logo à nascença, já que parece ter entrado, insolitamente, em ruptura profunda”.
Por outro lado, a vitivinicultura, o amendoal e o olival serão os sectores agrícolas que vão merecer a atenção do novo elenco camarário, que se mostra igualmente interessado em quebrar o “isolamento do concelho, com a reestruturação da rede viária" e lutar pela construção de uma variante à EN 221 "que fique próxima da malha urbana da vila", com a finalidade de potenciar o seu desenvolvimento.
Para já, o primeiro passo da autarca será inteirar-se da saúde financeira do município, não estando completamente posta de lado uma auditoria às contas da autarquia.
José Santos já disse que se vai manter como presidente da Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta e provedor da Santa Casa da Misericórdia local, instituições que dirige há vários anos e onde tem obtido resultados positivos.