GDB quer continuar a realizar um trabalho de “formação” junto dos mais novos

PUB.

Qua, 22/06/2022 - 11:33


Os brigantinos contaram na última temporada com 150 atletas nas equipas de formação. Incutir valores e princípios são as prioridades dos responsáveis das equipas mais jovens do Grupo Desportivo de Bragança.

“Na formação tudo é mais importante que os resultados”. A frase é de Fernando Silva, coordenador técnico da formação do Grupo Desportivo de Bragança, e que mostra a importância dos mais novos para os responsáveis do emblema canarinho.

Fernando Silva defende a necessidade de incutir valores desde muito cedo aos jovens atletas e mostrar-lhes que para ganhar não vale tudo. “Queremos incutir valores, queremos que os nossos jovens e crianças cresçam saudáveis, que aprendam a jogar futebol, claro, e, essencialmente, incutir-lhes valores e regras. O nosso objectivo não é ganhar por ganhar”, afirmou.

O Grupo Desportivo de Bragança contou na última temporada com 150 atletas, mas não foi fácil chegar a este número. Depois da paragem de quase dois anos, devido à pandemia, foi necessário realizar um trabalho de base para captar atletas e, sobretudo, a recuperar a confiança dos pais. “Começámos a época com poucos atletas, pois o clube estava desacreditado e as pessoas não acreditavam em nós. Tivemos que fazer um trabalho de base. Não foi fácil. Mas, sabemos que o trabalho está a ser bem feito pelo feedback dos pais”.

O número actual de jogadores da formação é “bastante positivo”, na opinião de Fernando Silva, atendendo a todas as dificuldades enfrentadas pelo clube. “Depois de um cenário de pandemia e a forma como estava o clube, este é um resultado muito positivo. Mas, uma coisa é certa, nós não andamos a ligar ninguém para vir para o Bragança só para termos mais atletas em relação a outros clubes e para ficar bem. Quem quiser vir para o GDB as portas estão sempre abertas, como sempre”.  

A formação de juniores do Grupo Desportivo de Bragança discutiu o título distrital até à última jornada, mas acabou a época na segunda posição. Fernando Silva diz que “nada há a apontar aos jogadores nem aos treinadores”.

O trabalho realizado na formação valeu aos brigantinos o estatuto de Entidade Formadora Certificada 4 estrelas.

O processo de certificação é bastante burocrático mas de extrema importância para os clubes. “Claro que é importante a certificação. Os clubes têm que estar certificados para competirem nos campeonatos nacionais e conseguirem dividendos dos contratos de formação de atletas que passam pelo clube”, destacou Fernando Silva, coordenador técnico do GDB.

Fernando Silva é coordenador técnico da formação do GDB há um ano e acredita que é possível aumentar o número de atletas. Na última temporada 150 jovens jogadores representaram os brigantinos nos vários escalões de formação.

Foto de GD Bragança 

Jornalista: 
Susana Madureira