GESTOSA restaura igreja

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 15:03


A igreja da Gestosa, no concelho de Vinhais, está irreconhecível. Após um investimento de 40 mil euros em obras de restauro, o tempo reabriu portas, motivo mais suficiente para a população se juntar numa festa que decorreu no passado dia 15 de Agosto.

O restauro foi dedicado à Nossa Senhora da Assunção, numa cerimónia inaugural que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), José Carlos Taveira.
As obras foram comparticipadas em 5 mil euros pelo Parque Natural de Montesinho (PNM), que também assegurou a elaboração do projecto, ao passo que a CMV forneceu todos os materiais necessários.
Aos apoios das entidades juntaram-se as verbas angariadas pela Comissão Fabriqueira e a mão-de-obra voluntária da população da Gestosa.
A intervenção envolveu o restauro do telhado, a substituição do forro, soalho e portas, bem como a pintura das paredes interiores e exteriores. Além disso, foram construídas casas de banho, derrubado o muro que separava a igreja da rua e colocados focos de iluminação nocturna no exterior.
A zona envolvente foi dotada de bancos, cantarias e um chafariz, que tornam o local aprazível. “Toda a gente que aqui passa fica contente com a obra que aqui se fez”, garante o presidente da Junta de Freguesia de Vilar Seco de Lomba, António Barreira.
Tendo em conta que a recuperação do património religioso é prioritário para aquela autarquia, na aldeia anexa de Passos foi restaurada a Capela do Senhor dos Aflitos, juntamente com imagem do Cristo Rei, espaço envolvente e coreto.
Em Vilar Seco, a sede da freguesia, a igreja do Senhor da Boa Morte foi remodelada ao nível do interior e exterior.

Aldeia limpa

Mas, as preocupações da Junta de Freguesia passam, também, pela preservação do meio ambiente. Aliás, foi a pensar na limpeza das ruas das três aldeias que, há seis anos, foram colocadas diversas placas onde se pode ler “Aldeia Limpa é com certeza uma Aldeia Portuguesa”. Segundo António Barreira, a limpeza da freguesia fala por si. “As placas têm resultado, porque as pessoas passam e pensam duas vezes antes de deitar lixo para o chão, optando por depositá-lo no contentor”, explica o autarca.
Mais recentemente, as ruas da Gestosa foram sinalizadas com placas de chapa a imitar azulejo, que serão colocadas em Passos e Vilar Seco, após um ano de testes à resistência dos material identificativo. “As que foram postas na Gestosa estão como novas, pelo que podemos prosseguir no resto da freguesia”, garante o responsável.
António Barreira, 38 anos, foi eleito, pela primeira vez, há vinte anos, tornando-se no mais jovem autarca do distrito de Bragança. No cargo de presidente da Junta já vai no terceiro mandato, mas também já desempenhou as funções de tesoureiro.
A juventude do autarca valeu-lhe, há 16 anos, a oferta de um computador da parte do PNM. “Foi nele que começámos a fazer os ofícios e ainda hoje guardamos esse computador na sede da Junta, que fica de recordação”, relata o autarca, que se candidata a um novo mandato.