Já é conhecido o regulamento oficial do Campeonato de Portugal para a nova época

PUB.

Seg, 01/06/2020 - 18:55


A Federação Portuguesa de Futebol já publicou o documento que detalha as mudanças no formato da competição e não só.

Na temporada 2020/2021 são 96 os clubes que vão competir no Campeonato de Portugal, divididos por oito séries de 12 equipas cada, com uma primeira fase jogada a duas voltas.

Após 22 jornadas, o primeiro classificado de cada série vai disputar a fase de subida, já as equipas classificadas entre o segundo e o quinto lugar apuram-se para o acesso à 3ª Liga, a nova competição que vai surgir na temporada 2021/2022. Quanto às restantes equipas terminam a época, sendo que as quatro últimas descem.

A fase de subida será disputada com duas séries de quatro equipas cada, de acordo com a localização geográfica. O primeiro de cada grupo sobe à 2ª Liga e jogará, depois, o título de campeão num jogo único.

No acesso à 3ª Liga participam 32 equipas divididas por oito séries de quatro clubes cada, sendo que os dois primeiros desta fase, jogada a duas voltas, seguem para a 3ª Liga.

Outra novidade da época 2020/2021 será o convite da Federação Portuguesa de Futebol a quatro equipas B para entrarem no Campeonato de Portugal.

No capítulo financeiro, a FPF vai apertar a malha aos clubes que vão ter que assinar um compromisso de regularização de dívidas a jogadores e treinadores relativos à época 2019/20 e de regularização integral dos compromissos assumidos para a época seguinte. Os clubes também vão ter que apresentar um orçamento estimado. Os emblemas que não cumprirem vão sofrer penalizações.

No que diz respeito ao plantel este passa a ter limite de 27 jogadores e em caso de incumprimento salarial só contará com 23 jogadores.

O valor de remuneração base dos futebolistas da 3ª Liga e do Campeonato de Portugal será o salário mínimo nacional, após acordo estabelecido entre a FPF e o Sindicato dos Jogadores. Quanto à taxa de jogo e a inscrição de jogadores vão sofrer uma redução significativa no seu valor.