João Tiago e Ricardo Palavra resistiram ao calor e à dureza da Volta a Portugal de Juniores

PUB.

Ter, 27/08/2019 - 11:17


Dos seis ciclistas do distrito Bragança em prova na 14ª Volta a Portugal de Juniores só dois conseguiram concluir a prova.

A 14ª Volta a Portugal de Juniores terminou, no domingo, em Seia depois de quatro dias bastante difíceis de competição para os corredores.

O Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros (CCMC) representou o distrito de Bragança com seis ciclistas, mas só dois conseguiram concluir a volta.

Miguel Ruivo, Samuel Carvalho, Alex Rego abandonaram a competição logo no primeiro dia, depois do prólogo de 5,6 km, realizado na Guarda.

Quanto a Gonçalo Beato (Vinhais Extreme) destacou-se no prólogo, alcançando a 25ª posição na categoria da juventude em juniores de segundo ano, mas problemas gástricos obrigaram o ciclista vinhaense a abandonar a prova na penúltima etapa, de 130 quilómetros, entre Figueira de Castelo Rodrigo e o Sabugal.

“Devido à indisposição que teve e ao calor teve mesmo que desistir para o bem da saúde dele. Em termos de resultados não foi tão bom como esperávamos, mas eles fizeram o que puderam”, disse Carlos Pires, treinador do CCMC.

Já Ricardo Palavra (91º) e João Tiago Dias (92º) foram os resistentes do grupo e conseguiram chegar ao fim, apesar do calor e da dureza das etapas. “Foi bastante complicado para eles. Estava muito calor nos primeiros dias e o nível do pelotão era bastante alto. Tanto a equipa belga como a colombina impuseram um ritmo muito elevado”, destacou o técnico.

Carlos Pires garante que os jovens ciclistas deram o máximo e passaram mesmo “os próprios limites” para tentarem acabar a prova. Apesar de tudo, o treinador considera que foi uma “experiência para a vida” e que os jovens ciclistas tiraram “ensinamentos para provas futuras”.

O vencedor da 14ª Volta a Portugal de Juniores foi André Domingues da Escola de Ciclismo Bruno Neves. O leiriense resistiu aos ataques da concorrência, incluindo do belga Lars Droogmanns (Maes CT Glabbeek), que venceu a etapa e subiu ao segundo lugar da geral. 

A participação do Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros na Volta a Portugal de Juniores seguiu-se ao Campeonato Nacional de Estrada, em Paredes, que decorreu no dia 18 de Agosto, onde os macedenses também marcaram presença.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira