MACEDO acolhe música tradicional

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 15:45


Macedo de Cavaleiros vai acolher, nos próximos dias 2 e 3 de Setembro, a VI edição do Festival Internacional de Música Tradicional.

Esta iniciativa vai contar com a presença de vários grupos de música tradicional de Portugal, Espanha, França e até do Senegal que vão encantar a cidade macedense com os diferentes ritmos musicais de cada país.
A par da actuação dos grupos, este ano o festival vai ser enriquecido com a animação de rua, proporcionada por diversos grupos de folclore, de gaitas e de danças tradicionais, e com as tasquinhas tradicionais, que vão procurar preencher o tempo livre dos visitantes.
Na sexta-feira, os Pauliteiros de Salselas, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Água de Pena, o Grupo de Gaitas “Mira Bornes” , o grupo mirandês “Galandum Galundaina” e o grupo de animação de rua da cidade anfitriã vão espalhar música e alegria pelas ruas de Macedo.

Intercâmbio de música
tradicional

À noite, a festa vai ficar a cargo de três grupos musicais oriundos de Espanha, Portugal e França. A primeira actuação vai ficar a cargo dos “Duo Mayalde”, um grupo folclórico da vizinha Espanha, que se dedica à recolha, divulgação e popularização dos ritmos castelhanos. Estes artistas têm uma forma original de fazer música, uma vez que produzem os seus ritmos através de objectos do quotidiano, desde colheres a utensílios próprios das tarefas do campo.
O grupo português “Realejo”, criado em Coimbra em 1990, vai continuar o espectáculo, através da combinação de sonoridades da música tradicional portuguesa e europeia, com música de câmara. O primeiro dia do festival vai terminar com a actuação do grupo francês “Na Triskell”, que compõe a sua música recorrendo às tradições da região da Bretanha, Irlanda e Escócia.

Diversos géneros musicais
sobem ao palco

No sábado a animação vai começar com a Banda de Gaitas de Verin e o Grupo de Gaitas “Mira Bornes”, o grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Água de Pena e o grupo “Galandum Galundaina” vão voltar a brilhar pelas ruas macedenses.
A festa vai continuar ao som de mais quatro grupos musicais. Os sendineses “Lenga Lenga” vão representar a cultura das terras de Miranda, enquanto o grupo “Som Ibérico” vai figurar a música tradicional portuguesa através de instrumentos acústicos.
Já os espanhóis “Ruille- Buille” vão continuar o espectáculo recorrendo à sua longa experiência musical.
O festival termina com a actuação do grupo senagalês “Yet Band”, que aposta na fusão de diversos estilos desde o afro-beat, ao reggae e mbalax.
Dada a crescente afluência do público a este espectáculo de intercâmbio musical, a organização procura ampliar a dimensão este Festival ano após ano.