Memórias de Bemposta

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 16:24


“Bemposta: Um tempo de ser, raízes de uma identidade” é a mais recente monografia histórico – antropológica da maior aldeia do concelho de Mogadouro, que foi transcrita em livro por Manuel Bento Pires e José Carlos Pereira.

Ao longo de mais de 400 páginas, os autores leva-nos numa viagem que se perde no tempo dos usos e costumes daquela freguesia, que no passado teve já o título de vila. “Procurámos transmitir às gerações vindouras parte das memórias dos seus antepassados, que foram criando ao longos do tempos a forma de ser e estar e as suas crenças, para se proporcionar uma maior compreensão entre a gerações”, disse ao Jornal Nordeste, Manuel Bento Pires.
O livro é fruto de uma recolha feita pelos autores ao longo dos anos e após a sua conclusão decidiram partilhar com os leitores esta monografia, que relata a evolução de uma região encostada às Arribas do Douro.
A Monografia está dividida em vários capítulos, para caracterizar melhor a aldeia de Bemposta ao longo dos tempos, e, desta forma, incentivar o colectivismo da população.

Aldeia com grande
riqueza histórica

Segundo os autores, Bemposta foi, desde sempre, muito forte em termos de valores tradicionais, quer ao nível histórico quer religioso e a tradição vai-se mantendo até aos tempos actuais. “No concelho de Mogadouro deve ser uma das terras mais ricas ao nível histórico”, acrescentaram.
Os factos fundamentais e fundadores da freguesia estão, agora, imortalizados nesta obra, que levou cerca de três anos a ser concluída, apesar das recolhas já terem sido concluídas há varias décadas
O livro tem várias fotografias que fazem o contraste entre o passado e o futuro, entre elas a mais antiga é datada de 1925.
Para lá da história existem, ainda, as crenças religiosas, que estão bem fundamentadas nesta monografia, visto que a aldeia sempre teve muita devoção.