MIRANDA compete em Olimpíadas

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:01


Decorreu no passado fim-de-semana, no Santuário de Nossa Senhora do Naso, as VI Olimpíadas Desportivas de Miranda do Douro, integradas na Semana da Cultura Mirandesa, que juntaram cerca de meio milhar de pessoas.

A tarde foi passada em alegre confraternização. Os jogos de mesa, como sueca ou dominó, tiveram um papel importante, mas o fito e a relha foram as actividades que mais pessoas juntaram, porque em disputa esteve, para além do prémio, a aptidão e o vigor físico de cada um.
A organização partiu da Câmara Municipal de Miranda do Douro, que quis promover o convívio e a prática desportiva junto de diversas faixas etárias.
“O sucesso do desporto não passa, exclusivamente, pelas vitórias, mas também por proporcionar a prática regular e agradável a um maior número de pessoas, contribuindo para que eles gostem mais de praticar desporto”, sublinhou o vereador da CMMD, Américo Tomé.
Nesta matéria, a preservação dos jogos tradicionais é uma das apostas das olimpíadas concelhias, pois constituem uma forma de confraternização sã e amigável entre os povos e as pessoas”, salientou o autarca.
No final das Olimpíadas, a organização estava satisfeita com a adesão dos mirandeses. “O sucesso desta iniciativa deve-se, essencialmente, à força colectiva desenvolvida pela Câmara, Juntas de Freguesia, Associações de carácter diverso e população em geral”, considerou Américo Tomé.
As olimpíadas foram, para além do convívio e do jantar que encerrou as actividades, uma forma de divulgar e enraizar de jogos tradicionais que se praticam no concelho.
Classificação Final por freguesia : 1º Classificado – Palaçoulo, 2º – Malhadas, 3º – Aguas Vivas, 4º – Silva e 5º – Sendim.