class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-161507 node-type-noticia">

            

MIRANDA recebe Saúde Móvel

Ter, 10/05/2005 - 15:26


Miranda do Douro é mais um concelho do distrito de Bragança que conta com uma Unidade Móvel de Saúde (UMS).

O novo equipamento, que custou 60 mil euros, resulta duma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.
Segundo o autarca local, Manuel Rodrigo, a função da UMS passa por dar assistência médica à população mais idosa, de forma a evitar que as pessoas se desloquem menos vezes ao Centro de Saúde de Miranda do Douro.
O autarca considera, porém, que “os resultados da UMS só serão eficazes se houver uma planificação capaz de potenciar a capacidade de resposta por parte de pessoal médico e de enfermagem”.
E se a UMS já é uma realidade, o mesmo não se pode dizer do novo Centro de Saúde de Miranda do Douro. Inaugurado em Fevereiro passado, em pleno período eleitoral, a unidade continua de porta fechadas, aguardando ligação de energia eléctrica para o seu funcionamento. Ao que foi possível apurar, a Direcção Geral de Energia já fez deslocar uma equipa de técnicos ao local, pelo que a abertura do novo Centro de Saúde pode acontecer ainda este mês

Centro de Apoio a Jovens

A cidade de Miranda do Douto já conta um Centro de Apoio a Jovens (CAJ), que foi instalado na Casa da Música daquela localidade.
Este centro resulta duma parceria entre a autarquia local e o Centro de Saúde e, tal como o nome indica, tem por objectivo dar apoio aos jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos.
O CAJ vai dispor de pessoal médico e de enfermagem e, ainda, de um psicólogo que se encarregarão de acompanhar os jovens utentes.
O facto de Miranda do Douro ter ensino superior pesou na criação dest6e centro, que está aberto a todos os jovens, sejam estudantes ou não.