Mirandela e Vinhais vão ao teatro

PUB.

Ter, 22/11/2005 - 17:01


Gil Vicente foi reavivado, ontem, no auditório municipal de Mirandela, pelas mãos da Filandorra – Teatro do Nordeste em mais um Ciclo de Teatro para as Escolas.

O “Auto da Barca do Inferno” utiliza a actual estrada do IP4 para simbolizar o caminho para a vida e para a morte. Ainda que respeite o texto original, o conjunto de personagens vicentinas são representadas no nosso tempo e espaço, acompanhadas por músicas dos nossos dias.
Já Almeida Garrett “entra em cena”, amanhã, às 15h00, com a comédia “Falar a verdade a mentir”, que relata a história de Duarte que não diz uma palavra sem mentir. Até ao dia em que as suas mentiras se transformam em realidade, perante a sua incredulidade.

Peça de Pires Cabral

No próximo sábado, às 21 horas, a Filandorra viaja até ao auditório municipal de Vinhais, onde vai estar em cartaz com “Contas Nordestinas – O diabo veio ao enterro III”. Toda a peça está repleta de pulsões eróticas, mas finaliza com a “morte”, etapa que, segundo a sabedoria popular, é um encerrar natural, quando feita com submissão e de acordo com os ciclos da natureza,.
A encenação proposta vai seguir uma abordagem simbólica, fugindo, assim, ao “naturalismo fácil”.