Museu do Abade de Baçal já levou música a mais de quatrocentas crianças

PUB.

Sex, 03/06/2016 - 12:28


O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, já levou música a mais de quatrocentas crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo, através do projecto “BOOOM - O museu vai à escola, com música”.

Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação, já fez sorrir crianças de 15 escolas e jardins-de-infância do concelho de Bragança. A juntar à música, este ano, o projecto contemplou também a dança. “Em parceria com o Conservatório de Música e Dança de Bragança, as crianças puderam assistir a mini-concertos, em que contactaram com várias linguagens e experimentaram os instrumentos musicais. Este ano, tivemos a inovação da dança, com duas professoras do conservatório,  que trabalharam o movimento corporal com os alunos”, explicou Ana Pereira, coordenadora do Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal.  

A professora de dança do Conservatório de Bragança, Luciula Zanella , considera que este foi um projecto muito interessante. “Levar a dança às crianças é sempre muito bom. Fazem falta iniciativas como esta. As crianças costumam gostar e participar muito”, referiu ao Jornal Nordeste.

O projecto “BOOM” encerrou, neste ano lectivo, com um concerto para pais e filhos, que decorreu na passada sexta-feira no Museu do Abade de Baçal. Para o ano, há a promessa de dar continuidade a estas actividades, acrescentando-lhe novidades, que, para já, ainda não foram reveladas.  

Nos meses de Julho e Agosto, o Museu do Abade de Baçal tem agendadas mais actividades culturais para as crianças, no âmbito do Atelier de Tempos Livres, que é já uma tradição deste espaço cultural. 

Jornalista: 
Sara Geraldes