Nova fase traz mudanças nas séries

PUB.

Ter, 31/01/2017 - 16:49


Terminou a primeira fase daquele que é considerado o “Campeonato das oportunidades”. 16 equipas vão disputar a fase de subida à procura de um lugar ao sol na 2ª Liga. As restantes 64 vão lutar pela permanência no Campeonato de Portugal Prio.

Das cinco equipas transmontanas em prova no CPP nenhuma conseguiu entrar na fase de promoção, que dá acesso à 2ª Liga.
O Grupo Desportivo de Bragança que desde sempre manifestou vontade de ocupar um dos dois lugares de acesso ao grupo de subida, à semelhança do que tinha conseguido na época passada, quedou-se pela quarta posição. Os brigantinos somaram 34 pontos, os mesmos com que terminaram a fase regular na época transacta mas que este ano não chegaram para atingir a meta ambicionada.
Os canarinhos viram-se agora para o campeonato de manutenção que não se antevê fácil. É que ao GDB, Montalegre, Vilaverdense e Torcatense juntam-se quatros equipas da série B: Caniçal, Camacha, Pedras Rubras e Moncorvo.
Zé Gomes mostra-se cauteloso na abordagem à próxima etapa do CPP. “Não julgo que a série B seja mais competitiva que a série A. Esta mudança tem um lado positivo e outro negativo. Por um lado é benéfico pela questão de as equipas defrontarem adversários quatro adversários diferentes daqueles que encontraram na fase regular, por outro lado acho que o facto de serem retirados 75 por cento dos pontos vai beneficiar as equipas que não investiram na fase inicial e que o vão fazer agora”, disse o técnico do G.D. Bragança.

Mirandela colocado na série B

Recordamos que as equipas que vão disputar a fase de manutenção nas oito séries passam a contar com apenas 25 por cento dos pontos conquistados na primeira fase. Além disso, os clubes classificados em 7º, 8º, 9º e 10º lugar das séries A, C, E e G são colocados, na segunda Fase, nas Séries B, D, F e H, respetivamente.
Tal como o GDB também o S.C. Mirandela vai ter que fazer pela vida na fase de manutenção e, teoricamente, a tarefa dos alvinegros é mais difícil do que a dos canarinhos. A formação da cidade do Tua passa para a série B onde vai encontrar o FC Felgueiras 1932, o Trofense, o Aliança de Gandra e o São Martinho. Transitam também o Pedras Salgadas, que esta segunda-feira rescindiu com o técnico Pedro Franco, o Limianos e o Ponte da Barca. Quanto ao Moncorvo é colocado na série A, onde vai defrontar o Bragança.
Na fase de subida vão estar 16 equipas divididas em zona norte e zona sul e apenas sobem de forma directa o vencedor de cada um dos grupos.
Ainda assim, os segundos classificados de cada zona vão disputar um playoff com o 17.º e o 18.º classificado da 2ª Liga.
O sorteio da fase de subida e de manutenção está marcado para sábado, na cidade do futebol, em Oeiras. A prova tem pontapé de saída marcada para o dia 12 de Fevereiro.

Jornalista: 
Susana Madureira