Número de casos de AVC diminui no distrito

PUB.

Sex, 07/11/2014 - 09:50


Unidade Local de Saúde do Nordeste regista cerca de 410 casos de AVC por ano

O número de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem vindo a diminuir no distrito de Bragança, que continua, mesmo assim, a ser um dos mais afectados por este problema de saúde. Actualmente, a Unidade Local de Saúde do Nordeste regista cerca de 410 casos por ano.
O responsável pela Unidade de AVC da ULS do Nordeste, Jorge Poço, explica que há, no entanto, uma estimativa que aponta para os 500 casos anuais, uma vez que há doentes que morrem vítimas da doença e que não chegam a ser assistidos a nível hospitalar.
O maior controlo de factores de risco pelos cuidados de saúde primários e a diminuição da população, são alguns dos factores apontados para a menor incidência de AVC.
A Unidade de AVC da região, que funciona em Macedo de Cavaleiros e aumentou este ano uma cama, tendo agora nove. “O ideal seria que todos doentes com AVC passassem pela unidade”, considera o médico.
A Via Verde do AVC e a fibrinólise, o medicamento que pode reverter as sequelas causadas, só estão disponíveis no Hospital de Bragança, o que faz com que, frequentemente, os doentes do sul do distrito sejam encaminhados para o Hospital de Vila Real.
O presidente da Sociedade Portuguesa de AVC, Castro Lopes, salienta que é importante que a população esteja atenta aos sinais desta doença. “É preciso nas primeiras horas ser sujeito a um tratamento que contribui para se fique menos paralisado e se morra menos”, constata o responsável.
Na passada terça feira a ULS do Nordeste reuniu médicos e outros profissionais de saúde em torno do AVC, a propósito do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, que se assinalou no dia 29 de Outubro.