Paulo Xavier recandidata-se

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:46


O Centro de Exposições de Artesanato e Artes é a grande bandeira do presidente da Junta de Freguesia da Sé (JFS), Paulo Xavier, que anunciou a recandidatura no passado dia 27.

O Centro de Artesanato, que está a ser criado na antiga sede da JFS, na rua Alexandre Herculano, visa preservar as artes e ofícios tradicionais, “incentivando a formação e produção, numa perspectiva de auto-emprego”, explica Paulo Xavier.
A recuperação do edifício, propriedade da Junta de Freguesia, vai custar 25 mil euros, comparticipados em 47,72 por cento pela Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL). O restante financiamento é assegurado pela Câmara Municipal de Bragança (CMB) e JFS, que garantem 24,99 e 27,29 por cento do investimento, respectivamente.
Outra das infra-estruturas realçadas pelo autarca é o polidesportivo que está prestes a ser inaugurado no Bairro Artur Mirandela. O investimento ascende aos 110 mil euros, igualmente comparticipado pela DGAL, CMB e JFS.
Além dos principais projectos para o futuro, o trabalho levado a cabo ao longo dos últimos oitos anos marcou a apresentação do candidato.
Nesta matéria, Paulo Xavier destacou a construção da nova sede da JFS, “que consegue ombrear com as maiores e melhores a nível nacional, desde o espaço de atendimento aos gabinetes, onde dá gosto trabalhar e, sobretudo, receber os cidadãos”, sublinhou o autarca.

Passeios nos bairros

O comboio turístico, adquirido pela Junta de Freguesia, foi outro dos investimentos focados pelo candidato. “É muito solicitado pelas instituições que organizam jornadas de trabalho ou seminários e desejam dar a conhecer a nossa linda cidade, ao passo que, no Verão, é rentabilizado pela constante utilização de quem nos visita e pelos residentes”, garantiu o responsável.
Ao nível do urbanismo, o candidato promete continuar a “dignificar os bairros periféricos com passeios e jardins”. Neste âmbito, Paulo Xavier recorda os cerca de 10 quilómetros de passeios que já foram construídos pela Junta da Sé.
A par dos investimentos em instalações, viaturas e obras de requalificação urbanística, o autarca realça as actividades de carácter cultural, social e recreativo que foram organizadas durante os dois últimos mandatos. É o caso das viagens destinadas a pensionistas e cidadãos carenciados. “Há viagens em que um pensionista de fracos recursos paga, em média, 80 euros por oito dias de viagem, com pensão completa em hotéis de três ou quatro estrelas, o que permite às pessoas concretizar o sonho de viajar e conhecer outras terras e culturas”, assevera o responsável.

Prioridade às crianças

No plano social, Paulo Xavier destaca, também, os cursos de formação profissional “que minimizaram as carências sócio-económicas de algumas dezenas de cidadãos desempregados”.
A infância e a juventude são outras das áreas consideradas prioritárias. “Às crianças proporcionámos actividades de interesse lúdico-pedagógico, como desfiles da Primavera, comemorações do Dia do Ambiente e Dia Mundial da Criança, Festas de Natal, ATL´s e momentos de elevado nível artístico como são a Gala das Escolas e a Mostra de Teatro Escolar”, recorda o candidato.
Neste âmbito, o autarca acentua, também, o papel da Escola de Ballet, que foi criada há cinco anos e conta com cem alunas inscritas.
O desejo de dar continuidade a este trabalho é uma das razões da recandidatura de Paulo Xavier que, em 1997, foi eleito presidente daquela que é a maior freguesia de Trás-os-Montes e Alto Douro.