class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-161857 node-type-noticia">

            

“Querem transformar Câmaras em coutadas”

Ter, 05/07/2005 - 16:48


A CDU apresentou, anteontem, os candidatos às doze Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Bragança.

A acção contou com a presença de Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e Secretariado do Comité Central do PCP, que acusou o PS e o PSD de quererem acabar com as eleições directas para as autarquias.
“PS e PSD defendem alterações às leis eleitorais, eliminando as candidaturas às Câmaras Municipais e a eleição directa de vereadores, pois querem transformar as autarquias em coutadas dos seus partidos para porem e disporem nas Câmaras e Assembleias Municipais”, avisou Jorge Cordeiro.
O responsável garante que o PCP nunca aceitará estas medidas e apela ao voto na CDU nas próximas eleições autárquicas, como forma de melhorar as condições de vida das populações. “O distrito de Bragança só terá a ganhar com o reforço da CDU nas Assembleias Municipais. A pedrada no charco seria ter vereadores da CDU nas Câmaras, porque a região não tem ganho nada com a rotatividade entre o PSD e o PSD”, alega o dirigente.
Jorge Cordeiro recorda que “50 por cento da população continua sem rede de saneamento e a maioria dos municípios vai assistir à privatização do abastecimento de água, o que nunca aconteceria com a CDU”.
Quanto à Regionalização, o responsável do PCP acusa o Governo de adiar a questão para 2010, na melhor das hipóteses. “A tendência é agendar o debate da Regionalização para 2010, com tendência para atirá-la para 2000 e nunca, mas sempre com base na área da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, que corresponde à grande região Norte e não a Trás-os-Montes e Alto Douro”, critica o dirigente.

Candidatos a todos os municípios

O coordenador distrital da CDU, José Brinquete, considera “um orgulho” o facto da coligação apresentar candidatos aos órgãos autárquicos do distrito “a um mês do fim do prazo para a entrega de listas”.
Além das Câmaras e Assembleias Municipais, o dirigente revelou que a CDU “também está a preparar listas em diversas Assembleias de Freguesia, que a seu tempo serão apresentadas”.
No que toca aos municípios, José Brinquete garante que as populações ficam a ganhar com o reforço da CDU nas Assembleias Municipais. “As Assembleias onde a CDU não está presente são uma pasmaceira. Abrem às 9:30 e há sessões onde acabam às 10:30 horas”, lamenta o coordenador, que também é candidato à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
O responsável recordou que, quando a CDU foi eleita para a Assembleia Municipal de Vinhais, “até houve eleitos que se mostraram revoltados por terem de ficar nas sessões mais tempo a discutir os problemas”. A estes candidatos José Brinquete deixa um aviso. “É nas Assembleias Municipais que se discutem os problemas. Se querem ir para lá só para receberam a senha de presença, é melhor não se candidatarem”.