class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162083 node-type-noticia">

            

RABAL inaugura Parque da Ponte

Qua, 17/08/2005 - 17:05


Bastou uma manhã para a Junta de Freguesia de Rabal (JFR) inaugurar cinco obras que vão melhorar as condições de vida desta aldeia do concelho de Bragança.

Uma delas é o Parque da Ponte, o maior investimento realizado na freguesia no espaço de um ano.
Ao todo foram cerca de 200 mil euros aplicados na construção de um espaço que melhora as condições da Feira de Artesanato e Produtos da Região de Rabal, que decorreu anteontem, e de outras festas organizadas na localidade.
O Parque da Ponte situa-se junto à capela de S. Sebastião, na margem direita do rio Sabor. O espaço dispõe de um miradouro, que também serve de palco fixo, diversos locais para tasquinhas e venda de produtos da terra que permitem à JFR consolidar a Feira nos próximos anos.
Outro dos objectivos do equipamento passa por dar outra dimensão às festas de Verão da freguesia, como é o caso do S. Bartolomeu, que está mesmo à porta. “O Parque da Ponte vai permitir tirar as festas do largo da Casa do Povo, que já se tornava pequeno, evitando incómodos para as pessoas que moram nessa zona da aldeia e não podem estar a ouvir a música dos conjuntos até altas horas da madrugada, como é o caso dos mais idosos”, defende o presidente da Junta de Rabal, Paulo Hermenegildo.

Sonho antigo

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, que destacou o papel da JFR na concretização do projecto. “Há um aspecto que não está contabilizado, mas que é um recurso fundamental, que é disponibilidade da Junta de Freguesia para desenvolver o projecto e acompanhar a empreitada”, defende o edil.
O investimento foi suportado pela CMB quase na totalidade, para dar resposta a um desejo antigo da freguesia. “A nossa intenção foi apoiar a Junta na concretização duma aspiração antiga, porque o largo da Casa do Povo tem pouco espaço e bastava montar um palco para ficar quase cheio”, recorda o edil.
Além da utilidade para a feira e para as festas, o Parque da Ponte é um espaço de lazer por excelência, já que dispõe de zonas ajardinadas com relva e árvores, sanitários, iluminação e bancos. O objectivo é rentabilizar o largo como espaço de apoio à mini-praia fluvial que a Junta de Freguesia perspectiva para a outra margem do rio.

“Virámos mais uma página”

Durante a sessão inaugural, Paulo Hermenegildo afirmou que Rabal virou mais uma página. “Queremos manter Rabal com uma traça rural, mas evoluindo no sentido de melhorar a qualidade de vida e condições de trabalho dos nossos habitantes e daqueles que nos visitam”, sublinhou o autarca, ao mesmo tempo que vincou a importância das parcerias entre as instituições da freguesia. “Conjugamos todas as nossas sinergias, tendo como objectivo o trabalho em parceria com a Comissão Fabriqueira de S. Bartolomeu, a Associação de Caça e Pesca do Coroto, o Grupo Desportivo e Recreativo, as demais Comissões de Festas e mordomos, bem como a Junta de Agricultores de Rabal”, salientou Paulo Hermenegildo.
A inauguração do Parque da Ponte começou com uma missa campal celebrada pelo pároco da freguesia, Pe. Samões, seguindo-se um Porto de Honra. A festa terminou com uma Noite de Fados.