Teatro abre portas à cidade

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 15:33


O Teatro Municipal de Bragança vai abrir as portas, no próximo mês, para mostrar ao público os espaços que não são visíveis durante um espectáculo.

Estas visitas guiadas têm como principal objectivo dar a conhecer as diferentes valências culturais e artísticas do Teatro e, ao mesmo tempo, satisfazer a curiosidade do público sobre o que se passa nos “bastidores”.
Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro vários grupos de visitantes vão ter oportunidade de conhecer os diversos espaços que constituem o Teatro desde o foyer, passando pela zona do palco até aos camarins.
Cada visita vai ter cerca de uma hora e meia e tem início no foyer, o primeiro espaço interior do edifício a acolher o espectadores. O percurso continua para a sala de espectáculos, com capacidade para 396 pessoas incluindo lugares reservados a deficientes.
A zona do palco, composta pelo proscénico, o fosso de orquestra e a torre de cena, é a próxima paragem. O palco tem 22,82 metros de largura e 17,04 de profundidade e uma boca de cena de 13,85 metros de largura com uma altura máxima de 7,55 metros, pelo que tem capacidade de acolher todo o tipo de espectáculos.
O cais de carga é, igualmente, um espaço que está incluído nesta visita guiada. Este local tem capacidade para transportes TIR e comunica com o palco, a sala de ensaios, os armazéns e as oficinas. Daqui os visitantes vão seguir para o espaço que suscita mais curiosidade, os camarins. Estes desenvolvem-se em dois corpos laterais à torre de cena e têm capacidade para acolher 68 artistas.
A sala de ensaios, com as mesmas dimensões do palco e adjacente a este, é o local onde vai terminar a visita.