UTAD vai atribuir em Maio doutoramento Honoris Causa à pintora transmontana Graça Morais

PUB.

Ter, 12/04/2022 - 13:08


A cerimónia vai acontecer a 11 de Maio
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa à pintora Graça Morais. A cerimónia está agendada para 11 de Maio.
Segundo o reitor da UTAD, Emídio Gomes, “o enorme prestígio da pintora e a expressão universal da sua obra justificam plenamente este título honorífico, a que se junta a sua forte ligação ao território e às gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro”.
Natural da aldeia do Vieiro, concelho de Vila Flor, e com mais de 50 anos de vida artística, Graça Morais é uma das grandes referências na história da arte contemporânea portuguesa e mesmo europeia.
A artista transmontana recebeu já, em 1997, o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pela mão do então Presidente da República Jorge Sampaio, e em 2019 recebeu a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura. Aos 74 anos, Graça Morais tornar-se-á na segunda mulher a ser distinguida com o Doutoramento Honoris Causa pela UTAD, depois de, em 2018, ter sido atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.
Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro