Ter, 06/09/2005 - 14:52
Segundo o director comercial da Aerocondor, Fernando Lopes, durante este mês os voos para Paris vão ser efectuados quinzenalmente. Na época do Natal, da Páscoa e no Verão os voos vão reabrir, desta vez com três voos por semana, que vão decorrer à segunda, quarta e sexta.
Durante o mês de Agosto a taxa de ocupação do avião que faz a ligação entre Bragança e Paris, com escala em Agen, rondou os 80 por cento. Entre os ocupantes destacam-se os emigrantes portugueses, que se deslocaram de férias à sua Terra Natal de avião, devido à comodidade proporcionada por este meio de transporte.
A Aerocondor também já adquiriu uma aeronave própria, que vai fazer o primeiro voo entre Paris e Bragança a 16 de Setembro. Trata-se de um ATR 42 com 46 lugares, semelhante ao avião actual que é alugado a uma empresa dinamarquesa, com a particularidade de ter um porta bagagens maior.
Oportunidade para o turismo
As ligações aéreas entre Bragança e Paris representam a “abertura de uma janela” do Nordeste Transmontano para o mercado turístico francês.
Segundo o presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano, António Afonso, esta é uma boa oportunidade para os empresários transmontanos conseguirem cativar turistas franceses, uma vez que têm acessibilidades rápidas e cómodas.
Para já, o número de turistas franceses a voarem para Bragança é muito reduzido, mas pode vir a aumentar após a criação de pacotes turísticos para a região, que está prevista durante os próximos meses.
Recorde-se que a Aerocondor começou a assegurar estes voos no passado dia 29 de Julho. Durante o mês de Agosto, a partida para França fez-se à segunda-feira, com regresso a Bragança à sexta-feira.
No início do mês, os voos experimentais começaram a ser feitos de forma quinzenal. Ou seja, o embarque para Bragança fez-se na passada sexta-feira, altura em que o ATR 42 aterrou no aeródromo de Bragança às 23 horas. A viagem repete-se a 16 de Setembro, com regresso a França no dia 18, já no novo aparelho da Aerocondor.