Barragem de Valtorno concluída

PUB.

Ter, 04/04/2006 - 15:05


A barragem de Valtorno, que vai reforçar o abastecimento de água à população do concelho de Vila Flor, já começou a encher.

Após uma vistoria levada a cabo pelo Instituto Nacional da Água (INAG) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a albufeira obteve autorização para fechar as comportas no passado dia 23 de Março.
Segundo o vereador da Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF), Fernando Barros, trata-se de uma para aproveitamento com grande capacidade que, a longo prazo, vai resolver o problema da falta de água em todo o concelho, em especial na época de Verão.
Além disso, o líquido também vai apresentar uma maior qualidade, visto que o sistema de furos artesianos, que estava a ser utilizado, apresenta uma fiabilidade mais reduzida.
O responsável garante o problema do arsénio na água já foi resolvido pela autarquia, ainda durante o ano passado, com a colocação de filtros adequados para evitar a contaminação.
Esta nova barragem vai estar ligada à albufeira do Peneireiro que, neste momento, já está a abastecer 50 por cento da população do concelho de Vila Flor.

Furos artesianos
à beira do fim

O alargamento deste sistema às restantes freguesias está dependente da instalação de condutas e da construção de reservatórios.
“Para o ano estamos convencidos que a água das albufeiras já vai chegar a cerca de 80 por cento das pessoas”, acrescentou o vereador.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vila Flor também está em obras, com vista à sua ampliação e remodelação.
“Como a água de Valtorno e Peneireiro vão passar pela mesma ETA foi preciso aumentar a capacidade desta infra-estrutura bem como modernizar parte do equipamento”, salientou Fernando Barros.
Apesar dos trabalhos na barragem de Valtorno ainda não estarem completamente concluídos, esta albufeira já reúne todas as condições necessárias para armazenar água até aos 19 metros de altura, que é considerado o primeiro patamar.
No entanto, os problemas da seca só vão ser resolvidos a longo prazo, com o sistema de abastecimento, através das albufeiras, a cobrir todo as aldeias do concelho.
Segundo o vereador da CMVF, a barragem de Valtorno é uma obra ansiada há mais de dez anos. O projecto foi elaborado pela autarquia há 12 anos, só que a falta de financiamento contribuiu para adiar esta infra-estrutura.
Dado que o projecto já estava feito, esta foi uma das primeiras barragens construídas pelas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.