class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167328 node-type-noticia">

            

Escola virtual em Bragança

Ter, 13/11/2007 - 10:17


Os tradicionais quadros de lousa foram substituídos por quadros interactivos, que disponibilizam aos professores e alunos a matéria dos diferentes níveis de ensino em formato multimédia. Esta é a escola do futuro, que esteve estacionada em Bragança, durante uma semana, e recebeu a visita de centenas de alunos das escolas do distrito.

Esta iniciativa, organizada pela Porto Editora, disponibiliza uma sala de aula tecnológica, equipada com um computador, data-show e um quadro interactivo. Desta forma, alunos e professores têm acesso aos manuais de cada disciplina de uma forma dinâmica e interactiva.
Após uma aula no camião do conhecimento, os participantes mostraram-se satisfeitos com as novas ferramentas de aprendizagem. “Estas salas são o ideal, porque os alunos ficam mais motivados. Até aqueles que não gostam de ir ao quadro quiseram participar”, salientou Luís Morgado, professor na Escola EB2 de Mogadouro.
Na óptica do docente, estes equipamentos poderão ser um forte contributo para a melhoria dos resultados dos alunos. “Para já, em Mogadouro, só o 1º Ciclo é que tem quadros interactivos. Mas quando a minha escola tiver as ferramentas necessárias pretendo adoptar metodologias da escola virtual”, realça o professor.
Os estudantes também se mostraram entusiasmados com a Escola Virtual, um sistema de aprendizagem completo e inovador, disponível em www.escolavirtual.pt, que permite a gestão integral e flexível de todo o processo educativo.
A Escola Virtual deverá chegar aos estabelecimentos de ensino de todo o País com a implementação do Plano Tecnológico, anunciado pelo Governo.