Ter, 31/03/2009 - 09:58
O anúncio foi feito pelo alcalde da Puebla, José Fernandez, na passada sexta-feira, em Bragança, à margem da apresentação do projecto de requalificação da ligação transfronteiriça entre Bragança e Rio de Onor.
“O governo espanhol já publicou o concurso para a construção da estação do TGV da Puebla de Sanábria”, garantiu o alcalde.
Para José Fernandez trata-se duma infra-estrutura importante para aquela região espanhola, mas também para Trás-os-Montes, nomeadamente para Bragança, que é a cidade portuguesa mais próxima da paragem do TGV espanhol.
“Ficamos a 1:20 horas de Madrid e a 5:30 horas de Barcelona. Já está em construção o corredor Madrid-Vigo, que, de acordo com as previsões do governo, estará concluído em 2012”, acrescenta o alcalde.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, afirma que a estação do TGV na Puebla é o elemento que faltava para fomentar a viabilidade do Aeroporto Regional de Bragança.
Para criar uma rede transfronteiriça entre estas duas regiões, os autarcas defendem, agora, a concretização do plano rodoviário, como é o caso da construção de uma autovía entre Bragança e Léon. “Em Espanha já lançaram a construção do troço entre Léon e a Puebla. Falta, agora, uma ligação importante entre a Puebla e Bragança”, revelou José Fernandez.