class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165535 node-type-noticia">

            

Sabores e saberes das Terras de Miranda

Ter, 13/02/2007 - 15:49


Miranda do Douro acolhe, durante o próximo fim-de-semana, a 8ª edição do Festival de Sabores Mirandeses.

A iniciativa, promovida pela autarquia local, tem como principal objectivo promover os sabores e saberes d e todo o concelho.
Assim em cada um dos dias do certame, que tem início no próximo sábado, os visitantes poderão degustar as carnes das raças autóctones, nomeadamente da Raça Bovina Mirandesa e Ovino Churro Mirandês. Os derivados de porco também vão estar em destaque, dado que os enchidos tradicionais terão, igualmente, um dia específico.
Na óptica da organização, a iniciativa está virada para a ruralidade, de forma a oferecer aos forasteiros produtos da gastronomia ancestral.
Para a edição deste ano, a organização garante um espaço coberto com cerca de 1200 metros quadrados, que irá albergar 60 expositores locais. Os participantes vão trazer ao largo do Castelo o artesanato, a música, bem como outros produtos endógenos.
“O número de expositores tem vindo a aumentar ao longo dos anos, mas sempre limitados ao espaço existente”, revela o vereador da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Américo Tomé.

Câmara de Miranda promete novo espaço para a realização do Festival no próximo ano

Segundo o autarca, o certame vai sofrer alterações de fundo já no próximo ano. A autarquia garante que o certame irá realizar-se num espaço próprio, com melhores condições para visitantes e expositores.
“ O novo espaço está já em fase final, faltam, apenas, os arranjos exteriores e arruamentos, trabalhos que não foi possível concluir para esta edição”, acrescentou o responsável.
A localização do novo pavilhão é muito próxima do centro da cidade, pelo que organização espera que pode vir a dignificar a parte histórica. “O certame poderá dar um pequeno salto quantitativo e qualitativo, já que o novo espaço vai permitir oferecer melhores condições”, sublinhou Américo Tomé.
Paralelamente ao festival, decorrerão uma série de iniciativas ligadas à promoção turística do concelho, como por exemplo a apresentação de quatro roteiros: Roteiro dos Castros e Verascos, Rota dos Percursos de Água, Roteiro Turístico de Miranda do Douro e Guia do Turismo Activo. Trata-se de um conjunto de elementos, que ajudarão os visitantes e turistas que se deslocam à cidade e ao concelho de Miranda, rico em recursos naturais e património histórico, cultural e etnográfico.