class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168600 node-type-noticia">

            

Memórias de Tuizelo

Ter, 29/04/2008 - 12:08


Terra de ruas estreitas preenchidas com pequenas casas antigas que abrigaram, em tempos, numerosas famílias. Actualmente, Tuizelo, a 12 quilómetros de Vinhais, debate-se com o problema comum a todas as freguesias do interior, mas preserva memórias de épocas grandiosas.

Ponto de passagem de povos antigos, ainda antes do século XII, tal como comprovam vestígios de fortificados e castrejos, a denominação Tuizelo deverá ser uma evolução do nome próprio de origem germânica “Teodicellus”, antigo rei visigodo da Península.
No século XIII, Tuizelo foi um vilar no termo de Vinhais, que foi fortificada nessa época, sendo que já no tempo de D. Afonso III, Diogo Fernandes, cavaleiro-fidalgo, fez Paço na freguesia.
Crê-se que a origem da Igreja de Santo André, padroeiro da freguesia, e a Ermida de Santa Maria, que deu o nome ao ribeiro que passa na localidade, é anterior à cristianização nacional. Construída no século XVI pelo povo e fidalgos, a Ermida de Santa Maria integra uma fonte que, segundo a crença popular, jorra água santa. Assim, na sua reedificação, e acreditando na fé do povo, passou a ser conhecida como Nossa Senhora dos Remédios, cuja festa se realiza de 31 de Agosto a 8 de Setembro. Associada a este culto, surgiu uma lenda sobre a Virgem dos Remédios que se foi espalhando por toda a região.

Padre Firmino Martins era natural de Nuzedo de Cima, mas viveu em Tuizelo até à sua morte

A par do património religioso e histórico, conta-se, ainda, que em Tuizelo terá existido uma mina de ouro, conhecida como Lomba Grande.
A freguesia é, também, famosa por ser a terra do ilustre Padre Firmino Martins. Nascido em Nuzedo de Cima, o sacerdote viveu em Tuizelo até à sua morte. “Morou a maior parte da sua vida na sede de freguesia e, como bom anti-republicano que era, faleceu no dia da Implantação da República”, explicou a presidente da Junta de Freguesia de Tuizelo, Maria Jacinta Reis.
De passagem por Tuizelo, pode aproveitar-se para conhecer a Capela de Santo Cristo, algumas fontes, pombais, bem como uma casa brasonada. “Em cada aldeia da nossa freguesia temos igrejas muito ricas, sendo que uma em Tuizelo é a readaptação de outro templo muito antigo”, informou a autarca.