class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168789 node-type-noticia">

            

Caruncho mata oliveiras

Ter, 20/05/2008 - 10:46


Um mês depois de agricultores do concelho de Vimioso se queixarem de “uma praga de bichos que afectavam os olivais”, a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD) emitiu um comunicado em que revela que “após as geadas que assolaram a região, verificou-se um forte ataque de caruncho da oliveira”.

Segundo esta entidade, esta praga está a “atacar um grande número de ramos e plantas jovens, que sofreram danos causados pelas fortes geadas invernais”. Actualmente, o caruncho está a colocar ovos, dos quais resultarão, entre o final deste mês e Julho, “bichos” adultos que irão deixar as suas câmaras larvares para se instalarem noutras oliveiras, podendo provocar consideráveis estragos. Assim, as larvas passam o Inverno na copa das árvores, sendo que, entre Fevereiro e Abril, deslocam-se para árvores enfraquecidas, afectadas por geadas e secas, entre outras, com o objectivo de efectuarem as posturas.
Este ataque revela que a madeira atingida já está praticamente morta, pelo que deverá ser cortada e destruída, aniquilando as larvas do seu interior.
A gravidade da situação está ser analisada pela AOTAD, que conta com a colaboração de cooperativas e associados, já que a localização e abrangência deste ataque ainda não são totalmente conhecidas. Para tal, esta entidade solicitou o preenchimento de um inquérito a todos os olivicultores, de modo esclarecer a amplitude dos danos e avaliar o comprometimento da produção olivícola da região.
Esta medida visa a criação de um mecanismo que permita a redução de prejuízos e repor a capacidade produtiva.