class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-169677 node-type-noticia">

            

Santos Mártires quer creche e lar de idosos

Ter, 14/10/2008 - 10:57


O Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM), em Bragança, quer construir uma creche e um lar de idosos para alargar o apoio à comunidade. Esta pretensão já foi transmitida à directora do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, Teresa Barreira, que visitou recentemente as instalações do centro.

O projecto da instituição contempla a remodelação das instalações do Centro de Actividades Livres para a criação de uma creche. Dado que o CSPSM está situado no Bairro da Coxa, considerada uma zona desfavorecida, esta valência poderá ajudar a prevenir situações de exclusão social, complementando a valência de Jardim-de-Infância. As famílias mais carenciadas são o público-alvo deste serviço, que visa dar acompanhamento às crianças desde tenra idade.
Aumentar a capacidade de resposta para a Terceira Idade é, igualmente, um objectivo da direcção do CSPSM. Por isso, a instituição já está a trabalhar num projecto para construir um Lar Residencial. Trata-se de um equipamento que se destina a pessoas que pretendam “viver ou conviver num ambiente familiar e alegre”. O objectivo é criar um espaço de “partilha de saberes e, ao mesmo tempo, um local de repouso para aqueles que perderam a sua independência, com todos os cuidados de Saúde indispensáveis para terem uma boa qualidade de vida”.
Nesta valência, o Centro pretende disponibilizar alojamento colectivo (para utilização temporária ou permanente), alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto. Desta forma, os idosos podem conviver e participar em actividades de animação cultural, enquanto ocupam os seus tempos livres.