40 milhões para desencravar Vinhais

PUB.

Ter, 31/03/2009 - 10:23


40 milhões de euros é o montante que o Governo prevê gastar na requalificação e construção das principais vias que servem o concelho de Vinhais.

O secretário de Estado Ajunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, presidiu, na passada quinta-feira, à cerimónia de contratação da requalificação da ER 315, que liga Rebordelo a Mirandela (IP4), e ao lançamento do Estudo Prévio para a ligação entre Vinhais e Bragança.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, estas ligações são fundamentais para desencravar o concelho, até porque não é possível desenvolver um município que não tenha vias que facilitem a circulação das pessoas e bens.
“Temos uma estratégia delineada para desenvolver o concelho, que assenta no turismo e na gastronomia, e tínhamos receio que Vinhais continuasse encravado. Actualmente são precisos 40 minutos para chegar a Bragança, por uma estrada cheia de curvas”, salientou o edil.
Com a nova ligação à capital de distrito, que vai aproveitar troços da actual EN 103, o tempo de percurso vai ser reduzido em 30 por cento. A via passará foras das localidades a velocidade base estimada de 60 quilómetros/hora.

Requalificação da estrada que liga Rebordelo a Mirandela vai aproximar Vinhais do IP4

De acordo com os dados avançados pelo Governo, a nova estrada, com uma extensão de 30 quilómetros, deverá custar 32 milhões de euros. O Estudo Prévio estará concluído no segundo trimestre de 2010.
Perante o anseio do edil vinhaense em ver esta estrada concluída ao mesmo tempo que a Auto-Estrada Transmontana, Paulo Campos afirma que a obra terá todas as condições para avançar em simultâneo com a via rápida.
Já a requalificação da ER 315, com uma extensão de 30,3 quilómetros, vai custar 8,5 milhões de euros. A empreitada contempla o alargamento da Ponte da Formigosa, sobre o rio Tuela, a drenagem e colocação de uma camada de desgaste final na via, a substituição e reforço da sinalização, bem como a reformulação de cruzamentos e entroncamentos, com destaque para o cruzamento da Bouça, para onde estão previstas duas rotundas.
Esta obra, adjudicada ao consórcio Lena/Anteros/FagVia/Medida XXI, deverá estar concluída em Abril do próximo ano.
Na óptica de Américo Pereira esta é uma via fundamental para aproximar Vinhais do litoral. “A nossa ligação com o País faz-se por Mirandela”, concluiu o edil.