Passos Coelho inaugura instalações da Câmara de Bragança

PUB.

Ter, 03/09/2013 - 11:04


» Primeiro-ministro inaugurou investimento de 12,3 milhões de euros em Bragança » Presidente da autarquia aproveitou a ocasião para fazer o balanço de 16 anos de gestão autárquica

Pedro Passos Coelho presidiu, na passada sexta-feira, à cerimónia de inauguração das novas instalações da Câmara Municipal de Bragança (CMB), que contou com visitas guiadas para os cidadãos.
Estas obras, que representam um investimento de 12,3 milhões de euros, tiveram início em Janeiro do ano passado e foram agora inauguradas, apesar de alguns edifícios já estarem a funcionar há alguns meses.
O presidente da CMB salienta que esta intervenção incidiu numa área significativa e emblemática da cidade.“Trata-se da requalificação da área que foi ocupada pelo antigo Forte de São João de Deus, criando um espaço urbano, atractivo e moderno, onde as marcas da história são preservadas e onde ficam agora as novas instalações do município, para servir os cidadãos com qualidade e garantir melhores condições de trabalho aos colaboradores”, realça Jorge Nunes.
Além das instalações da autarquia, o Forte também vai albergar o Centro de Memória. “É um espaço que serviu de antigo comando militar e agora é amplo e interactivo. Vai contar a história da evolução da cidade, associada à presença do exército na zona do Forte”, explica o autarca.

Município recebeu prémio

Durante a cerimónia, a Câmara de Bragança recebeu o prémio de Excelência, na categoria “Inovação”, do Concurso “Cidades de Excelência”, promovido pelo Jornal Planeamento e Cidades. A distinção foi atribuída aos edifícios-sede do município que foram inaugurados.
O presidente do município mostra-se satisfeito com o reconhecimento. “A importância do prémio é a nível nacional. No conjunto de muitos projectos candidatados de várias cidades, avaliados por quatro universidades, esse reconhecimento é um motivo de grande satisfação. Temos apostado na questão da Inovação, da Economia Verde e materializamos toda essa visão numa grande intervenção de requalificação urbanística e edifícios verdes”, salienta o edil.
Jorge Nunes aproveitou, ainda, a ocasião para fazer agradecimentos públicos e o balanço de 16 anos de gestão autárquica. “Bragança evoluiu muito”, garantiu o autarca.

Destaque
Edifícios-sede do município de Bragança recebem prémio de Excelência

Primeiro-ministro recebido com protestos

Pedro Passos Coelho discursou no novo largo do município para algumas centenas de pessoas e ouviu o protesto de um grupo de funcionários públicos de escolas de Bragança.
Os manifestantes exibiam frases escritas em folhas de papel, como por exemplo “Excedentários são o 1.º Ministro e companhia, Lda” ou “Se querem cortar, cortem nas vossas mordomias”.
Estes foram alguns dos recados dirigidas a Pedro Passo Coelho, que passou pelo local sem falar com os manifestantes.

Coluna
Candidato do PSD reivindicou acessibilidades

O candidato do PSD à Câmara de Bragança, Hernâni Dias, aproveitou a visita do primeiro-ministro para reivindicar as acessibilidades que ainda faltam à capital de distrito e lembrou que o IP2 não pode terminar em Bragança. “Reivindicamos para o nosso concelho a continuação do IP2 até à Puebla de Sanábria, onde ficará também uma estação de TGV do lado espanhol. A estrada entre Outeiro e Vimioso e também a ligação a Vinhais. Ligações que são necessárias para melhorarmos as comunicações no nosso concelho”, realçou Hernâni Dias.
Mas os pedidos não ficaram por aqui. “Também aproveito para sensibilizar o senhor primeiro-ministro para a necessidade do lado espanhol, nomeadamente de Zamora para Quintanilha, ser construída a A6, para que esta via que agora construímos do lado português, a A4, não fique sem seguimento, tendo em conta que fica estrangulada do lado espanhol”, lembrou o social-democrata.
Hernâni Dias reivindicou, ainda, a “necessidade da reposição da ligação aérea e de apoiar o sector agrícola, nomeadamente ao nível da reabilitação e execução de novos regadios”.
Pedro Passos Coelho deu respostas pouco concretas. “Para algumas reivindicações não poderiam ser dadas respostas, porque têm a ver com a inclusão de algumas medidas no novo quadro de referência estratégico a nível nacional. No entanto, o senhor primeiro-ministro foi perentório em referir que há investimentos na área das acessibilidades que não tendo tido até ao momento possibilidade de execução é evidente que há-de chegar o momento para serem executados, uma vez que as prioridades que foram definidas anteriormente não contemplaram estas vias”, acrescenta Hernâni Dias.
O manifesto da candidatura do PSD de Bragança apresentado ao primeiro-ministro, numa cerimónia onde não estiveram presentes as restantes candidaturas à autarquia, apesar de terem sido convidadas.