ESTA NOTÍCIA É EXCLUSIVA PARA ASSINANTES
Se já é Assinante, faça o seu Login
INFORMAÇÃO EXCLUSIVA, SEMPRE ACESSÍVEL
Ter, 13/08/2024 - 14:45
A área total de cereais decresceu, nos últimos 20 anos, em Portugal, cerca de 350 mil hectares. Este decréscimo corresponde a 56% da área total que os cereais ocupavam no país. O número é da Confederação Nacional dos Agricultores (CAP), que não tem dados animadores sobre tempos mais recentes: a área total viu-se reduzida em 11 mil hectares (-4%) só no último ano.
A inquietação, perante o que continua a ser esta queda mais do que evidente, é grande. Por isso, a CAP quer que sejam tomadas medidas que revertam a situação, sob pena de a dependência de Portugal, em relação a países que são grandes produtores de vários cereais que consumimos, cresça ainda mais.
Perante esta situação “extremamente preocupante”, a CAP apela ao Governo para que fomente em todo o território uma “diversificação cultural” que permita “implementar um mosaico variado de produções agrícolas, florestais e agroindustriais”, invertendo esta tendência e garantindo o “rendimento e a sustentabilidade económica dos agricultores”; a revisão do actual Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), “melhorando a distribuição de valores alocados ao pagamento ligado aos cereais”; crie uma medida que permita “fomentar” a Agricultura de Precisão, apoiando os agricultores aderentes; bem como melhore o processo de controlo de densidades de certas espécies cinegéticas, como é o caso do javali, que, ao destruir inúmeras culturas, “inviabilizam a agricultura”, nomeadamente de cereais.
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTA SEMANA OU ASSINE O NOSSO JORNAL ON-LINE