Senhora da Serra: uma lenda que reúne milhares de fiéis

PUB.

Ter, 15/09/2009 - 10:45


No ponto mais alto da Serra de Nogueira ergue-se o templo quinhentista dedicado à Nossa Senhora da Serra. A procissão, que mobiliza milhares de pessoas, encerra o ciclo de novenas que antecedem o dia 8 de Setembro, com inúmeros caminheiros que se deslocam a pé até ao santuário para cumprir as suas promessas ou, pura e simplesmente, cumprir o imaginário de qualquer habitante das povoações circundantes.

Segundo reza a lenda, andava uma menina muda a pastorear o seu rebanho quando lhe apareceu a Nossa Senhora da Serra, que lhe pediu para que dissesse aos seus conterrâneos que lhe construíssem uma igreja no ponto mais alto da Serra de Nogueira. A menina assim fez e, como apareceu a falar, todos acreditaram naquilo que a menina lhes tinha transmitido. Mas rapidamente o povo começou a questionar-se: “mas no alto da serra? Temos que subir pelo carvalhal acima, é que é uma subida tão acentuada vai custar-nos tanto”. Então, em conjunto, decidiram construir a capela sim, mas no início da subida. Afinal, era na serra na mesma e certamente que a Santa não se iria importar muito.
De imediato deitaram mãos à obra, mas se durante o dia construíam uma parede, a mesma era deitada abaixo durante a noite, facto que aconteceu inúmeras vezes. Até que Nossa Senhora decidiu aparecer novamente à menina muda e lhe garantiu que, no dia 5 de Agosto, o lugar onde queria que lhe construíssem a igreja haveria de estar marcado com neve. Assim aconteceu. Então, os habitantes de Rebordãos decidiram acatar a vontade da Santa e construíram a igreja no local indicado.

Inicialmente, a romaria realizava-se a 5 de Agosto, mas devido aos trabalhos agrícolas passou a realizar-se em Setembro

Apesar de não existir uma data concreta para estes acontecimentos, no exterior da igreja está inscrito 1611, ano em que se estima que tenha sido construída a igreja.
A romaria da Nossa Senhora da Serra, que é também conhecida como Nossa Senhora das Neves, realizava-se, inicialmente, no dia 5 de Agosto mas, porque nessa altura ainda existiam muitos trabalhos agrícolas, ficou decidido que passaria a realizar-se a 8 de Setembro quando as colheitas já estavam devidamente guardadas. No entanto, ainda hoje, no dia 5 de Agosto é celebrada uma missa e arrematados os quartéis (os que ainda estão disponíveis) e as tabernas onde, nos dias das celebrações se comerão saborosos nacos de vitela assada na brasa.
Nesta romaria, era tradição as meninas terem direito a uma boneca pequenina, daquelas que tinham um elástico a unir as duas pernas e outro para manter os braços juntos ao corpo.
Depois, com a ajuda da criatividade das crianças eram vestidas com roupas criadas e costuradas por elas. Aos meninos era oferecido um tractor ou um camião de lata, que exibiam carregados de terra, por estradas previamente alisadas numa das ruas da aldeia.