SIDA – Saiba como se prevenir

PUB.
O que é a sida, como se transmite, como se pode prevenir e como se trata esta doença são algumas das questões às quais damos resposta no Olho Clínico. O Dia Mundial de Luta Contra a Sida assinala-se esta quinta-feira, 01 de dezembro.

Todos têm de se prevenir: homens, mulheres, casados ou solteiros, jovens e idosos, todos, independentemente da cor, raça, situação económica ou orientação sexual.

O que é a sida?
A sida - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV, na língua inglesa), que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

O que é o VIH?
O VIH é o agente causador da sida. Que pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem que manifeste quaisquer sintomas. Quando uma pessoa está infetada com o VIH diz-se que é seropositiva.
Uma pessoa VIH-positiva pode não ter sinais da doença, aparentando mesmo um estado saudável durante vários anos. No entanto, essa pessoa está infetada e, porque o vírus está no seu organismo, pode transmiti-lo a outra pessoa.

Quais são as formas de transmissão do VIH?
A transmissão sexual é a principal via de transmissão da infeção VIH. As secreções sexuais de uma pessoa infetada podem, com grande probabilidade, transmitir o VIH sempre que exista uma relação sexual com penetração – anal, vaginal ou oral – sem preservativo. O risco associado ao sexo oral aumenta quando se verificam algumas infeções, nomeadamente úlceras bocais, gengivas inflamadas, garganta irritada ou gengivas a sangrar após escovagem ou utilização do fio dentário.
Outra via de transmissão é o contato com sangue infetado, pelo que a partilha de seringas, agulhas, escova de dentes, lâminas de barbear e/ou material cortante com a pessoa infetada pelo VIH constitui um risco. Os utensílios e objetos mencionados, depois de utilizados, devem ser colocados em contentores rígidos com abertura e tampa (pode obtê-los nos centros de saúde) ou então em garrafas de água ou sumo vazias, de material rígido e grosso.
Embora represente um risco menor, não devem ser partilhados objetos cortantes onde exista sangue de uma pessoa infetada. É o caso, por exemplo, dos piercings, instrumentos de tatuagem e de furar as orelhas, e alguns utensílios de manicura.
Outra forma de transmissão é da mãe para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação. Se a mãe estiver infetada pode transmitir a infeção ao bebé durante a gravidez, através do seu próprio sangue, ou durante o parto, através do sangue ou secreções vaginais. Há ainda o risco de contágio durante o período de aleitamento. Sempre que haja alternativas à amamentação, esta deve ser evitada.
Quando a mãe é seropositiva, as terapêuticas anti-retrovíricas ministradas durante a gravidez permitem a redução do risco de o bebé nascer infetado.

Como NÃO se transmite o VIH?
• Através do ar, alimentos, água, picadas de insetos e outros animais, louça, talheres, sanitas ou qualquer outro meio que não envolva sangue, esperma, fluidos vaginais ou leite materno;
• Através da urina, suor, lágrimas, fezes, saliva, secreções nasais ou vómitos, desde que estes não tenham sangue misturado;
• Através de contatos sociais, como o beijo na face, um abraço ou um aperto de mão.

Quem deve fazer o teste diagnóstico do VIH?
Todos devem fazer o teste. É importante sempre que se tem dúvidas sobre a possibilidade de estar infetado pelo VIH, ou se pensa engravidar, se teve relações sexuais sem preservativo, se houve partilha de seringas, agulhas ou outro material na injeção de drogas, se fez uma tatuagem ou um piercing e o material não estava devidamente desinfetado, se teve contato direto com o sangue de outra pessoa.

Porquê fazer o teste?
Se o resultado for positivo, pode iniciar o tratamento o mais cedo possível, retardando a evolução da doença. Por outro lado, saber que está infetado é razão para evitar a transmissão a outras pessoas, adotando comportamentos preventivos. E protege-se também a si próprio, de forma mais eficaz, das consequências de doenças que possam debilitá-lo.
Em caso de gravidez, pode-se diminuir muito o risco de transmissão do vírus da mãe para o filho.

Onde fazer o teste do VIH?
Para fazer o teste do VIH, consulte o seu médico ou dirija-se aos Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce VIH (CAD).
Antes da realização do teste, o utente tem a possibilidade de falar com um profissional de saúde sobre eventuais dúvidas e os motivos que o conduziram ao CAD. Depois, faz-se então o teste ao VIH.
Os resultados serão transmitidos pessoalmente por um psicólogo, em total confidencialidade, e o utente terá a oportunidade de conversar, esclarecer dúvidas e receber todo o apoio de que necessite.
Se o resultado for positivo, os profissionais do CAD aconselham sobre o que fazer e encaminham para os serviços médicos adequados.

Como se trata a sida?
Em Portugal, a terapêutica anti-retrovírica é universal, gratuita e de distribuição hospitalar.
Qualquer pessoa à qual tenha sido diagnosticada seropositividade pelo VIH/sida deve ser desde logo referenciada para os serviços hospitalares.

A sida tem cura?
A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infeções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Atualmente, a cura não é possível. A única medida eficaz para combatê-la, presentemente, é a prevenção.