CAÇARELHOS prepara Feira do Pão

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:39


Certame decorre no próximo sábado com música e produtos da terra à mistura

A aldeia de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, prepara-se para receber a quinta edição da Feira do Pão, que se realiza no próximo sábado.
A iniciativa é da Junta de Freguesia, que vai aproveitar a data para inaugurar o Museu Rural da aldeia, onde já estão montadas exposições relacionadas com os ciclos do linho, da lã e diversas alfaias agrícolas de outros tempos.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Caçarelhos, Domingos Martins, o facto da inauguração coincidir com a Feira do Pão “constitui uma boa oportunidade para divulgar museu, para o qual a população contribuiu com a doação de diversos objectos”.
Quanto ao certame em si, os produtores de pão, folares de Páscoa, fumeiro, vinho mel, azeite, doçaria e artesanato, entre outros produtos, vão encher o cabanais de Caçarelhos. E, como o espaço já não é suficiente, a Junta de Freguesia vai alugar cinco stand´s para albergar outros tantos participantes. Além disso, haverá uma tasquinha com serviço permanente que se encarregará de servir pratos tradicionais, promovendo a gastronomia local.
“Vai ser uma feira com muita animação e com muitos produtos da aldeia”, explica Domingos Martins.
A animação será assegurada pelo Rancho Folclórico de Caçarelhos e pelos Pauliteiros de Malhadas, cabendo a um Grupo de Gaiteiros a abertura do certame.
Segundo o autarca, o objectivo da Feira é promover o pão e folares caseiros produzidos pelas gentes da freguesia. “Há duas ou três pessoas a cozer pão a lenha para vender e ainda são muitas as pessoas que o fazem para consumo próprio”, recorda Domingos Martins.
No ano em que completa cinco anos de existência, a Feira do Pão de Caçarelhos aguarda a visita de pessoas de toda a região e dos filhos da terra que regressam nesta época do ano.