Caixa Agrícola apoia instituições

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 14:59


A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) da Região de Bragança brindou, na passada quarta-feira, 25 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs) da região, com um montante global de 25 mil euros.

Segundo o responsável da CCAM, Adriano Diegues, o prémio atribuído a cada instituição é calculado por um júri, com base nos projectos que poderão apoiar mais os utentes.
Este ano, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) foi contemplada com o incentivo mais elevado, no valor de cinco mil euros, destinado à melhoria da qualidade da prestação de serviços na valência de Apoio Domiciliário.
O provedor da SCMB, Eleutério Alves, afirma que o montante vai comparticipar a aquisição de uma carrinha e de equipamento destinado a apoiar pessoas no domicílio.
“Neste momento, damos apoio a 80 pessoas, mas precisamos de mais meios para melhorar a qualidade do serviço. Apesar de não haver lista de espera nesta valência, também não temos capacidade para dar assistência a mais pessoas”, acrescentou o responsável.

25 Instituições receberam prémios entre os 311 euros e os 5 mil euros, destinados à melhoria da prestação de serviços

Já o Centro Social e Paroquial de S. Roque, em Salsas, recebeu, este ano, o primeiro incentivo da Caixa Agrícola, no valor de 700 euros.
António Estevinho, representante do Centro de Salsas e dos Centros de Rossas e Pinela, também contemplados, realça que se trata de um apoio importante, que irá servir para a aquisição de equipamento de cozinha e de escritório.
“É um exemplo que outras instituições bancárias também deveriam seguir. Apesar de serem quantias pequenas, são importantes para comprar material, para o qual as instituições não têm meios”, acrescentou o responsável.
O presidente da CCAM salientou que o montante disponibilizado para o fundo social depende dos lucros do banco, sendo o montante deste ano inferior a anteriores. “Já chegamos a dar mais de 40 mil euros”, acrescentou Adriano Diegues.
Das 32 IPSSs candidatas aos incentivos do Crédito Agrícola, apenas, sete não foram contempladas. As restantes receberam prémios entre os 311 euros e os 5 mil euros.
Recorde-se que a Caixa Agrícola exerce esta função social desde o ano 2000, distribuindo, anualmente, uma percentagem dos lucros pelas IPSSs da sua área de acção: concelhos de Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Valpaços.