Carnaval entre gerações

PUB.

Qua, 01/03/2006 - 09:45


Cerca de 300 utentes e funcionários de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) do distrito de Bragança reuniram-se para comemorar o Carnaval.

Disfarçados de bonecos, abóboras, freiras, entre outras personagens mágicas, que só se encarnam neste dia dedicado à brincadeira, dançaram e cantaram ao som dos ritmos latinos, proporcionados pelo Bar Lagoa Azul.
Como é tradição naquele bar bragançano, o Karaoke foi, igualmente, um ponto alto da festa de Carnaval. Miúdos e graúdos, a solo ou em grupo, deram asas à imaginação para interpretarem as suas músicas preferidas.
Segundo a responsável pelo Núcleo Distrital de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), Paula Lopes, esta é a primeira festa de Carnaval realizada entre as instituições que integram a REAPN, dado que é uma entidade recente na rede social do distrito.

Disfarces premiados

“À semelhança da festa que organizámos na discoteca Mercado, para comemorarmos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Carnaval também procurámos proporcionar o convívio e a troca de experiências entre instituições”, acrescentou a responsável.
Idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência espelhavam a alegria no rosto, dado que consideram o Carnaval uma festa divertida, repleta de cor e animação.
Os mais pequenos optaram pelos disfarces tradicionais, onde as fadas, as bruxas e até os anjinhos não passavam despercebidos, numa festa para todas as idades.
Na óptica de Paula Lopes, a comemoração de dias simbólicos com os utentes das várias instituições que integram a REAPN é fundamental, dado que o convívio entre pessoas é extremamente benéfico para o desenvolvimento e bem-estar dos próprios utentes.
Durante a festa foram eleitos os mascarados mais originais, para incentivar os utentes e as instituições a participarem nos anos seguintes.
A festa carnavalesca terminou com um lanche convívio, proporcionado pelo Bar Lagoa Azul, que pretende continuar com a missão solidária que iniciou na época natalícia do ano passado.