…e recuperação ambiental nas minas da Freixeda

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 14:40


Já foram consignadas as obras de recuperação ambiental e de segurança das antigas minas da Freixeda, no concelho de Mirandela.

Os trabalhos rondam os 300 mil euros e resultam duma candidatura conjunta da Câmara Municipal de Mirandela e Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), entidades que pretendem restituir a segurança e o equilíbrio próprios do meio rural.
Os trabalhos consistem na selagem de toda a área da antiga exploração e na recuperação ambiental, o que passará pela limpeza e saneamento da área industrial mineira.
“Não vamos colocar a área como estava anteriormente, vamos remediar de maneira que fique tudo ecologicamente melhor”, referiu José Martins, engenheiro de Minas e chefe do projecto.
Na prossecução da intervenção merece especial atenção as escombreiras, “para evitar que partículas minerais ou metálicas possam poluir solo e águas”, acrescentou o responsável.
Segundo o presidente da CMM, José Silvano, os trabalhos de recuperação ambiental poderão tornar as antigas minas num local de lazer e turismo.
Para tal, salienta o edil, contribuirão as operações de selagem, que se encarregarão de reforçar a segurança no local. “É uma zona que é ampla, que tem muita atracção em termos de caça, onde passa muita gente, mas com receio dos buracos, alguns com mais de 150 metros de profundidade, que se encontram a céu aberto”, recorda José Silvano.
Na óptica do autarca “as minas vão recuperar a segurança para que a Câmara, os privados e outras instituições possam fazer o aproveitamento turístico daquela zona”.
Um dos aproveitamentos possíveis, segundo o responsável, é o turismo rural ligado à caça.