Feira do Emigrante nos Chãos

PUB.

Ter, 08/08/2006 - 15:27


Chãos, localidade de Salsas, acolheu, anteontem, a Feira do Emigrante. Trata-se de um certame que se realiza há cerca de 13 anos e que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Salsas (JFS), Filipe Caldas, “pretende fomentar o convívio entre as pessoas e mobilizar os emigrantes”.

Com a instalação dos tendeiros começaram, também, a chegar os portugueses residentes no estrangeiro, assim como habitantes locais, que conhecem a reputação do certame.
Após a missa, os visitantes tiveram oportunidade de participar nos jogos tradicionais que animaram o certame, actividades que, na óptica do responsável, “agradaram bastante aos emigrantes, uma vez que gostam muito deste tipo de animações”.
Ainda durante a feira, os visitantes puderam saborear a tradicional posta e provar outros petiscos confeccionados na festa.
O certame, que contou com a presença de cerca de 50 tendeiros, teve bastante afluência por parte das comunidades emigradas no estrangeiro, que aproveitaram para comprar alguns produtos à venda nas diversas tendas.
“Este Santuário é muito importante para estas pessoas, pelo que já estávamos à espera de muita gente”, justificou Filipe Caldas.