Foliões preparam saída à rua

PUB.

Ter, 13/02/2007 - 15:53


Os caretos de Podence são os grandes protagonistas das manifestações de Carnaval que vão decorrer nos próximos dias 18, 19 e 20, naquela aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Organizado e promovido pela Associação do Grupo de Caretos de Podence, o “Entrudo Chocalheiro” é um dos rituais carnavalescos e pagãos mais tradicionais de todo o País.
O Leilão Chocalheiro, a Queima do Entrudo, a exibição do filme “Máscaras”, uma mini-feira de produtos regionais, exposições, animação de rua com grupos de gaiteiros tradicionais e a gastronomia da terra são os atractivos para as pessoas que queiram entrar na folia.
Na tarde de Domingo Gordo, os caretos vão “tomar de assalto” as ruas da aldeia, num clima de verdadeira fantasia e interacção com a população e visitantes.
O filme “Máscaras, da autoria da realizadora portuguesa Noémia Delgado, filmado nas aldeias de Bemposta (Mogadouro), Podence e Rio de Onor (Bragança), vai ser exibido na segunda-feira que antecede o dia de Carnaval, 30 anos após a sua estreia na Biblioteca Nacional.
Trata-se de um documentário de 116 minutos, narrado pelo falecido poeta Alexandre O’ Neill na altura que estas tradições corriam o risco de se perder. O filme retrata o ritual profano dos caretos, cujas origens, ao que tudo indica, remontam às antigas Saturnais Romanas (celebrações em honra de Saturno, o Deus das sementeiras, para garantirem boas colheitas).
Vestindo trajes coloridos feitos de mantas de lã ou de linho, os caretos invadem a aldeia com os chocalhos à cintura e perseguem, sobretudo, as raparigas. Sempre a dançar e a pular, acompanhados por um grupo de gaiteiros, não perdem uma oportunidade para “zombarem” nos vizinhos que vão encontrando.

Torre D. Chama e Macedo de Cavaleiros preparam festejos carnavalescos

Com a cara coberta por uma máscara tradicional, a estes jovens rapazes tudo é permitido. E como “é Carnaval e ninguém leva a mal” as brincadeiras e diabruras dos mascarados.
Desta forma, Podence pretende perpetuar a história e a identidade dos caretos que está directamente ligada à terra. Para guardar os registos alusivos às máscaras já foi criada a Casa do Careto, em 2004, que acolhe uma exposição permanente dedicada às tradições carnavalescas com telas das pintoras Graça Morais e Balbina Mendes.
No concelho de Mirandela, Torre D. Chama vai dedicar quatro dias às comemorações carnavalescas. A par do grandioso desfile da Princesa do Tua, a Torre vai dar início ao Carnaval 2007 na próxima sexta-feira, com uma exposição de máscaras e a atribuição de prémios para os melhores disfarces.
No sábado, a animação de rua na praça da vila vai ter início pelas 20:30 horas, seguindo-se o baile “Noite Mágica” na Associação Cultural local. No dia seguinte, a sessão de cinema “Artur e os Minimeus” é a actividade destinada, sobretudo, para os mais novos.
O dia grande das comemorações é terça-feira, com o desfile de Carnaval pelas ruas da vila, que vai reunir miúdos e graúdos. À noite a festa é encerrada com um baile de máscaras.
Em Santulhão, no concelho de Vimioso, o Carnaval vai ser festejado com um desfile tradicional, marcado pela música e animação.
Na próxima segunda-feira vai decorrer uma expedição fotográfica no rio Sabor, na localidade de Junqueira, seguindo-se, à noite, um arraial tradicional com gaiteiros. No dia seguinte, pela manhã, vai ser apresentado o Festival Sons e Ruralidades e, à tarde, os mascarados vão sair à rua no desfile de Carnaval Tradicional de Santulhão.
Esta iniciativa é organizada pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e pela Associação Aldeia.