Homenagem ao passado

PUB.

Ter, 08/08/2006 - 15:34


Até ao próximo dia 22 pode passar pelo Centro Cultural Municipal de Bragança e visitar a exposição “Homenagem ao Passado”, da autoria de João Simões.

Trata-se de um conjunto de 40 telas, cujo prato forte são as composições alusivas aos Descobrimentos Portugueses. É aqui que o pintor vai buscar inspiração para retratar as viagens traçadas pelos portugueses para chegar a paragens longínquas e desbravar a conquista dos oceanos.
Natural de Viana do Castelo, mas radicado em Bragança há cinco anos, nota-se que João Simões sente-se como um “peixe na água” a retratar o mar e os grandes descobridores.
Esta é a primeira vez que o artista expõe no Centro Cultural de Bragança, numa mostra a não perder, que abriu no passado dia 1 de Agosto
No conjunto de trabalhos alusivos à “Homenagem ao Passado” destaca-se a tela representativa da exposição, com 2 x 1,50 metros, que pretende retratar a essência da Epopeia Portuguesa.
Até final do ano João Simões passará por Viana (Agosto), Paredes de Coura, Trancoso (Setembro) e Berlim (Novembro) para participar em exposições individuais e colectivas. “É muito gratificante ir ao estrangeiro e saber que a minha obra vai despertar o interesse, porque assim tem sido de alguns anos para cá”, assevera o pintor.
Recorde-se que, antes de vir para Bragança, João Simões exerceu a sua actividade em Paris (França), onde optou por “assumir as dificuldades da vida de artista, já lá vão 20 anos”, ironiza o pintor.
Em Trás-os-Montes o artista encontrou “muitas amizades” e começou a aderir a diversos movimentos associativos e cívicos, como o Rotary Clube de Bragança.