Lançado selo alusivo ao eclipse

PUB.

Ter, 04/10/2005 - 14:28


A cidade de Miranda do Douro foi uma das privilegiadas, a par do Observatório Nacional em Lisboa, para o lançamento de um selo comemorativo do eclipse anular do sol.

A Estação de Correios de Miranda foi o palco escolhido pelos Correios de Portugal para o lançamento de um selo alusivo a este fenómeno raro, que já não era visível em Portugal há mais de um século.
A apresentação do novo filete, que decorreu durante a manhã de ontem, contou com a presença de vários cientistas ligados à astronomia.
Durante a cerimónia dos CTT, os estudiosos deram uma explicação sobre este fenómeno astronómico, que foi visível com maior nitidez no Nordeste Transmontano.
De acordo com o autor do selo comemorativo, Nuno Crato, a cidade de Miranda do Douro foi a acolhida para a apresentação deste marco histórico devido à sua localização geográfica, dado que nesta zona foi possível verificar um anel perfeito.
O cientista vai mais longe, ao elogiar os Correios de Portugal por se terem associado a este acontecimento de grande importância sob o ponto de vista astronómico para o nosso País.
Este fenómeno raro motivou cientistas, investigadores e curiosos a deslocarem-se ao Nordeste Transmontano, para assistiram a um eclipse anular que já não se verificava em Portugal continental desde 1912.
A afluência de pessoas a esta região deu maior movimento às casas comerciais do concelho, que acabaram por aumentar o negócio.