Natureza sem limites

PUB.

Ter, 06/12/2005 - 16:47


O Parque Natural de Montesinho, a Serra da Nogueira, os rios Sabor e Maçãs, bem como o Parque Natural do Douro Internacional integram o projecto, “Natureza sem limites”, que está a ser desenvolvido pela Fundação Oxigénio, sedeada em Espanha.

Com o apoio do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta de Castilha y León e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a campanha visa proteger os espaços naturais de elevado valor ecológico.
Através da “figura” europeia Sítio de Interesse Comunitário (SIC), as zonas fronteiriças naturais são valorizadas como territórios contínuos sem limites, que não “conhecem” fronteiras.
O progresso económico destas regiões rurais depende de uma boa gestão e integração na Rede Europeia, a Rede Natura 2000. Assim, esta iniciativa de sensibilização vai ser desenvolvida nas zonas de influência sócio-económicas das SIC entretanto denominadas. O objectivo primordial é trabalhar para um progresso económico que se integre com a protecção da natureza, evitando uma gestão incorrecta das zonas naturais, caso as populações rurais tenham pouca informação acerca do assunto.

Populações alertadas

A campanha desenvolvida nas regiões fronteiriças pretende atingir diversos objectivos. Entre eles, alertar as populações para a conservação do património natural e os seus benefícios, informar os agentes sociais acerca da importância de uma boa gestão dos recursos naturais e dar a conhecer a rede de SIC presente nas regiões rurais fronteiriças de diferentes países.
O programa de actividades, levado a cabo junto dos estudantes e adultos, inclui sessões de motivação, que pretendem levar os mais jovens a participarem activamente na protecção da natureza e conferências destinadas aos adultos, nas quais é realçada a importância de conservar lugares únicos na Europa.