Rios e paisagens fluviais em debate

PUB.

Ter, 13/02/2007 - 15:51


Realizou-se, no passado dia 29 de Janeiro, no salão nobre da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), o Seminário Final da Componente 3 – Valorização das Paisagens Fluviais, organizado pela CoraNE, - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, no âmbito do Projecto Interreg III C, “Tèrres de Rivières”.

A iniciativa contou com a presença de vários parceiros oriundos de Espanha, Polónia, Hungria, França, e Portugal, bem como de um conjunto de técnicos, especialistas e representantes de diversas entidades ligadas ao Turismo, Ambiente, Rios, Ensino e Investigação.
O painel contou, também, com a participação de funcionários de autarquias locais que efectuaram uma retrospectiva dos trabalhos realizados ao longo dos dois anos do projecto.
Foram, ainda, apresentadas e discutidas as propostas de actuação para o futuro, com vista a um aproveitamento económico mais racional e integral dos rios que cruzam os territórios das entidades parceiras neste projecto.
Os trabalhos decorreram sob a forma de mesa redonda, onde foram lançadas propostas para a inventariação e recuperação do património ribeirinho. A partir destas intervenções poderá ser possível lançar pacotes turísticos em parceria com os territórios parceiros do projecto.

Guia de Boas Práticas na utilização dos rios, sob a forma de banda desenhada, está a ser preparado pela CoraNE

As ideias debatidas vão, agora, ser trabalhadas pelos países envolvidos e pela Associação “Union des Terres des Rivières “, com vista a formatar algumas candidaturas aos programas comunitários.
Recorde-se que, no âmbito das suas atribuições neste projecto, a CoraNE promoveu um Workshop sob o mesmo tema, , em Junho do ano passado, em Bragança.
A Edição de um Guia de Boas Práticas na utilização dos rios, sob a forma de banda desenhada, destinado a crianças até aos 10 anos é outra das actividades desta componente, liderada pela CoraNE. O referido Guia está a ser elaborado por uma equipa de professores da Escola Superior de Educação de Bragança e por um desenhador.
A Unión des Tèrres des Rivières é uma Associação Europeia, com sede em Langoiran, Bordéus, que congrega 110 comunidades e Associações de Desenvolvimento, três ONGs, oito Universidades, duas Associações Profissionais e representa 1 200 000 habitantes, de onze Países Europeus, a saber: Portugal, Espanha, França, Itália, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Eslováquia, Hungria e Grécia.